Um dos principais nomes da delegação brasileira de atletismo na Paralimpíada, Alan Fonteles não teve uma boa estreia no Rio de Janeiro e viu a vaga na final escapar por milésimos. Nesta quinta-feira, no Engenhão, ele não avançou da fase eliminatória da prova dos 100m T44. Com o tempo de 11s26 - seu melhor na temporada - acabou ficando na nona posição geral. O melhor entre as duas baterias de balizamento foi o britânico Jonnie Peacock, que quebrou o recorde paralímpico com 10s81.
A eliminação do atleta veio no detalhe. O brasileiro terminou a fase classificatória empatado com o americano Nick Rogers, que também concluiu a prova em 11s26. Mas o resultado oficial divulgado pela organização colocou o brasileiro em nono. O desempate foi feito através dos milésimos. Depois de deixar a pista, Alan não quis atender a imprensa.
Leia também
Alan Fonteles correu na segunda bateria eliminatória. Ele concluiu apenas na quarta colocação e chegou a desacelerar perto da linha de chegada. O brasileiro ainda terá chance de brigar pro medalhas na prova dos 400m, 4x100m e 200m - na qual é o atual campeão paralímpico.
Verônica Hipólito é recordista paralímpica por minutos
Nas eliminatórias dos 100m feminino T38, a brasileira Verônica Hipólito mostrou que chega com força para brigar por medalha. A campeã pan-americana correu no primeiro balizamento, liderou e quebrou o recorde paralímpico com 12s84. No entanto, ela foi recordista apenas por poucos minutos. Na segunda bateria, sua marca foi pulverizada pela britânica Sophie Hahn, que correu em 12s62. Ela disputa a final nesta sexta-feira.
Na prova do arremesso de peso feminino F57, Roseane Santos, a Rosinha, ficou na sétima colocação na eliminatória e não participa da final.