Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Atletas que fizeram "estágio" em Londres rendem 6 medalhas no Rio

Promessas há quatro anos, Felipe Wu, Isaquias Queiroz, Thiago Braz e Martine Grael participaram de programa para ganhar experiência

Há quatro anos, 16 atletas considerados promessas viajaram para Londres, mesmo não tendo vaga para os Jogos, para participar de um programa do Comitê Olímpico Brasileiro chamado "Vivência Olímpica", uma espécie de "estágio" para dar a eles experiência para que conheçam de perto tudo que envolve a disputa de uma Olimpíada. Os contemplados renderam ao Brasil seis medalhas no Rio de Janeiro: duas de ouro, três de prata e uma de bronze.

Ao todo, oito dos 16 atletas que foram a Londres conseguiram vaga na Rio 2016. Entre eles estavam Thiago Braz; ouro no saldo com vara do atletismo, Martine Grael; ouro na vela, Isaquias Queiroz; que teve duas pratas e um bronze na canoagem e Felipe Wu, prata no tiro esportivo. Além de medalhas, o projeto apresentou outros resultados interessantes, como a participação de Rebeca Andrade na ginástica artística. Ela se classificou para a final do individual geral, fechando a prova na quarta colocação. Hugo Calderano chegou às oitavas de final do tênis de mesa e igualou Hugo Hoyama como melhor participação do país na modalidade.

Leia também

Sementes Tóquio 2020

Durante a Rio 2016, outros 20 jovens atletas com potencial para participar da próxima edição dos Jogos Olímpicos, em Tóquio, daqui a quatro anos, foram escolhidos para viver essa experiência. Eles visitaram as instalações olímpicas, acompanharam jogos, foram para a Vila, ao espaço do Time Brasil e tiveram contato direto com os competidores. Entre as promessas que estiveram nesta edição do programa "Vivência Olímpica", destaque para Duda Lisboa, do vôlei de praia, campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2014 com Ana Patrícia (também no projeto), mundial sub-21 e detentora de vários outros títulos de etapas do Circuito Brasileiro e outras competições internacionais.

Entre os atletas que fizeram parte desse grupo estavam Beatriz Iasmin Soares Ferreira (boxe), Emily Rosa Figueiredo (levantamento de peso), Joílson de Brito Ramos Júnior (luta greco-romana), Maria Paula Mangabeira Heitmann (natação), Marcelo da Silva Costa Filho (tiro com arco) e Gabriel Bastos Pereira (vela) foram anunciados e estiveram presentes ao lançamento do projeto, na sede do COB. Andrea Santos de Oliveira (canoagem velocidade), Anderson Ezequiel de Souza Filho (ciclismo BMX), Gabriela Paczko Bozko Cecchini (esgrima), Ângelo Dias de Assumpção e Thaís Fidélis dos Santos (ginástica artística), Nathália Castelan Brigida e Rafael Godoy de Macedo (judô), Felipe Ribeiro de Souza (natação), Edival Marques Quirino Pontes (taekwondo), Manoel Messias dos Santos Júnior (triatlo) e Duda Lisboa e Ana Patrícia Silva Ramos (vôlei de praia) também estão na relação dos participantes do Vivência Olímpica.

- O COB já está trabalhando há alguns anos na preparação da geração que vai competir nos Jogos Olímpicos de 2020. Com essa ação de levar atletas para vivenciarem o ambiente olímpico, pretendemos quebrar a ansiedade natural que antecede uma competição como esta. Poucos países no mundo fazem uma ação como essa, e nosso objetivo é que eles sintam o clima de uma estreia olímpica quatro anos antes dos Jogos de Tóquio, ainda sem a responsabilidade e pressão por resultados. Assim, eles terão mais vontade de ir aos Jogos, com mais conhecimento de tudo o que cerca uma participação no maior evento esportivo do mundo. Queremos que esses atletas entendam desde cedo o que é o mundo olímpico - explicou Sebastian Pereira, gerente de Performance Esportiva do COB e líder do Projeto Vivência Olímpica Rio 2016.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas