Ele já perdeu as contas de quantas medalhas tem. Aos 24 anos e morando nos Estados Unidos há um ano e meio, o judoca alagoano Gabriel Mendes foi selecionado e convidado pela Confederação Americana de Judô para auxiliar os treinos da seleção americana, que se prepara para o Campeonato Mundial de Judô.
Treinando no Olympic Training Center - Centro de Treinamento Olímpico dos EUA - o atleta integra a preparação da Seleção Principal/Olímpica, e vive o dia a dia dos melhores judocas dos Estados Unidos. "Além de ser um ótimo treino, treinar pessoas que competem a nível mundial, é um grande reconhecimento do trabalho que estou vivendo aqui nos Estados Unidos".
Leia também
Ainda em Maceió, os treinamentos voltados para campeonatos começaram aos 11 anos de idade. Porém, Gabriel conta que começou a praticar o esporte aos quatro anos, como recreação na escola. "Meu pai era boxeador, e judô era o único esporte de luta na escola. Mas até os onze anos, era só por diversão", conta o atleta.

De lá pra cá, o judoca colecionou títulos importantes: campeão nacional de 2016 e 2017, campeão brasileiro, três vezes campeão sul-americano, 3º lugar no Pan-Americano e no Europan Cup da Itália e 2º lugar da Europan Cup de Praga.
O título de mais alto nível, segundo Gabriel, foi a medalha de bronze no Campeonato Mundial Júnior, no ano de 2013. "Depois saí de júnior e me tornei sênior, alcançando o terceiro lugar no campeonato brasileiro da categoria", explica.
Para o futuro, Gabriel planeja continuar com os treinamentos. "Meu sonho é participar de uma Olimpíada e conquistar uma medalha", frisa.
