Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Alonso diz ‘respirar e viver’ Fórmula 1 e vê aposentadoria distante

Piloto espanhol está de contrato renovado com a Aston Martin


				
					Alonso diz ‘respirar e viver’ Fórmula 1 e vê aposentadoria distante
Alonso promete continuar na Fórmula 1 por mais alguns anos. AFP

Aos 42 anos, Fernando Alonso renovou contrato de forma plurianual com a Aston Martin e deixou os planos de aposentadoria debaixo do tapete. Dando indícios de que estará na pista na temporada de 2026, quando a Fórmula 1 terá um novo regulamento do carro e motor, que pode alterar a ordem das forças, o espanhol fez juras de amor à categoria.

Pouco após o anúncio de que permanecerá na equipe de Silverstone pelos próximos anos, Alonso afirmou que deixar de pilotar é algo que ainda não passa por sua cabeça. No entanto, deu indícios de que após 2026 vai analisar a cada campeonato a continuidade de sua carreira.

Leia também

- Fico na Aston Martin por muitos anos, mas veremos a cada temporada qual papel desempenharei, não há limites de idade para mim. É certo que estarei na pista por mais dois anos, estou muito confiante, então quero estar lá (na temporada de 2026) - declarou.

- Estou feliz com a vida que levo, treino como um piloto, tenho uma dieta de piloto e vivo como um piloto como sempre fiz. Não é fácil, mas é o que amo fazer. Ainda não consigo me imaginar sem um volante na mão - completou.

Alonso viveu um período de desgosto durante sua última passagem pela McLaren, quando obteve resultados aquém de seu currículo durante 2015 e 2018. Em 2017, por exemplo, desistiu de disputar o GP de Mônaco daquela temporada e foi correr as 500 Milhas de Indianápolis. Em 2018, conciliou a Fórmula 1 com a disputa das 24 Horas de Le Mans, que venceu pela Toyota — rival da Honda, que fornecia motores ao time de Woking na F1 —, ao lado de Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi. Após o fim de seu contrato com a McLaren, fez mais duas incursões na Indy 500 e venceu mais uma vez em Le Mans, novamente com Nakajima e Buemi em 2019.

Mesmo tendo experimentado outros sabores do automobilismo, o seguir pilotando de Alonso significa continuar na Fórmula 1, categoria que ele diz viver e respirar.

- Amo muito pilotar e sei que não quero parar agora, desde que os sacrifícios que faço sejam menores do que a alegria que tenho de pilotar e a paixão que tenho por isso. Eu respiro Fórmula 1, vivo Fórmula 1, meu estilo de vida é ótimo e amo o que faço - comentou.

O bicampeão mundial admitiu que o ponto negativo de sua rotina como competidor na F1 é estar longe da família. O espanhol revelou um acordo com os familiares e que estes estarão presentes em mais corridas ao longo do ano.

- Hoje a gente viaja muito. O único lado negativo que vejo nesse tipo de vida é a falta da família, o fato de não ter uma vida normal e de não poder vê-los. Nesse sentido, falei, ok, vamos ver ano a ano. Conversei com os familiares e eles prometeram que viriam mais vezes às corridas. Todo mundo vai estar em Miami, minha mãe, minha irmã e minhas duas sobrinhas. Vamos mudar algo para que possa continuar correndo sem perder tudo - pontuou.

Alonso, no entanto, voltou mais próximo ao discurso que vinha tendo antes da renovação: continuar na Fórmula 1 depende de um projeto que lhe dê capacidade de vencer corridas. O #14 fez questão de falar sobre o progresso que a Aston Martin vem fazendo na estrutura e valorizou a chegada da Honda, a quem muito criticou durante sua passagem pela McLaren — o espanhol chegou a dizer que os japoneses fabricaram um motor de GP2, antiga Fórmula 2, na temporada de 2015. Algo que se arrependeu anos após.

- Há dois anos estávamos naquela que era a pequena sede da Jordan, hoje temos uma instalação de última geração e, em breve, um novo túnel de vento. A Honda vai chegar e já falei com eles, depois teremos a gasolina sustentável da Aramco, enfim, acredito que está tudo aí para continuar o processo de crescimento. Estou extremamente animado para prosseguir com esta equipe. Também há um senso de lealdade na decisão que tomei - destacou.


				
					Alonso diz ‘respirar e viver’ Fórmula 1 e vê aposentadoria distante
Fernando Alonso se diz feliz na Aston Martin. AFP

Por fim, Alonso afirmou que a continuidade com a Aston Martin se deu ao perceber que “esse não pode ser o fim” da parceria e ainda ressaltou os resultados alcançados com a equipe, que lhe rendeu o quarto lugar no Mundial de 2023, atrás somente de Max Verstappen, Sérgio Pérez e Lewis Hamilton.

- Começamos juntos e conquistamos muitas coisas, algumas das quais, provavelmente, sem precedentes na Fórmula 1, alcançadas em um período muito curto de tempo. Senti que este era apenas o começo da jornada, não poderia ser meu fim na Aston Martin. Então, sim, estou muito, muito feliz. Contente pelas pessoas da fábrica, pelo time e nossos parceiros. Foi uma decisão natural a tomar, estar na pista por muito tempo com esta equipe - encerrou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas