Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Alex Zanardi passa pela terceira cirurgia e permanece em coma induzido

Ex-piloto de F1 e atleta paralímpico sofreu um acidente ciclístico no último dia 19 de junho, próximo da cidade de Siena, na Itália

O ex-piloto de Fórmula 1 e atleta paralímpico Alex Zanardi foi submetido nesta segunda-feira à terceira cirurgia na cabeça desde o acidente ciclístico sofrido no dia 19 de junho, numa estrada nas proximidades de Siena. O italiano continua em coma induzido, respirando com a ajuda de aparelhos. O professor Paolo Gennaro, diretor da unidade de cirurgia maxilofacial do hospital de Siena, informou:

"O paciente foi submetido a uma nova cirurgia, realizada pelos profissionais da maxilofacial e neurocirurgia, visando à reconstrução crânio-facial e estabilização das áreas afetadas pelo trauma ", diz o comunicado. As fraturas eram complexas."

Leia também

Além de uma cirurgia de emergência no dia do acidente, o bicampeão da Fórmula Indy e dono de quatro medalhas paralímpicas no ciclismo também foi operado no dia 29 de junho. Até agora, os médicos não informaram exatamente quais são as lesões na cabeça de Zanardi.

- O caso exigiu uma programação cuidadosa que utilizou tecnologias computadorizadas, digitais e tridimensionais, feitas sob medida para o paciente. A complexidade do caso era bastante singular, mesmo que seja um tipo de fratura que rotineiramente enfrentamos em nosso centro. Sua condição permanece estável do ponto de vista cardiorrespiratório e metabólico, e severa do ponto de vista neurológico.

O hospital informou ainda que só vai divulgar novos boletins apenas quando houver informações importantes, como no caso da cirurgia desta segunda-feira.

Piloto de Fórmula 1 entre 1991 e 1994, e depois em 1999, Zanardi se sagrou bicampeão da Fórmula Indy em 1997 e 1998, mas perdeu as pernas num gravíssimo acidente em 2001, na Alemanha. Depois, com carros adaptados, passou a disputar corridas de turismo, mas sua consagração definitiva veio no ciclismo paralímpico, com seis medalhas em Jogos Paralímpicos (das quais quatro de ouro, duas na Rio 2016) e 18 em Mundiais da modalidade.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas