
A Alemanha recebe a partir de sexta-feira a elite do futebol europeu, os 24 países classificados para a Eurocopa de 2024, todos em busca de suceder a Itália na lista dos campeões com um triunfo na final que será realizada no dia 14 de julho em Berlim.
O jogo de abertura será em Munique, às 21h locais (16h de Brasília), com um duelo entre o país-sede e a Escócia.
Leia também
Esta edição terá um regresso à 'receita tradicional' diferente da última, que foi dividida entre 11 países-sede para comemorar os 60 anos da competição, que também teve de ser adiada por um ano devido à pandemia e acabou sendo realizada em 2021.
Há três anos, as partidas eram disputadas com lotações diferenciadas nos estádios, de acordo com as medidas sanitárias de cada país. Nesta ocasião, a expectativa é de casa cheia: 2,7 milhões de torcedores vindos de todo o continente para assistir aos 51 jogos programados em dez estádios alemães.
Após o enorme sucesso da Copa do Mundo de 2006, considerada no imaginário coletivo alemão como "um conto de fadas de verão" ('Sommermärchen'), a nação tetracampeã mundial espera gerar as mesmas emoções.
O torneio terá medidas de segurança máxima devido à ameaça terrorista islâmica por causa do conflito entre o Hamas e Israel.
No âmbito esportivo, ao contrário da Copa do Mundo, a Eurocopa é conhecida por oferecer uma janela para surpresas - a Dinamarca venceu em 1992 e a Grécia em 2004 - mas duas seleções largam da 'pole position'.