Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Academia de letras uruguaia critica punição de Cavani por racismo

Associação linguística afirma que termo "negrito" na variante do espanhol usada no país é tratamento afetuoso

A Academia de Letras do Uruguai classificou como "ignorante" e uma "grave injustiça" a punição de três jogos do atacante Cavani, do Manchester United, aplicada pela Football Association (FA), entidade máxima do futebol inglês, por causa do uso do termo "negrito" para se referir a um seguidor em uma postagem numa rede social.

- As referências a qualidades físicas, morais ou pessoais de outras pessoas são usadas em todas as línguas do mundo para a criação de vocativos, ou seja, expressões para tratar os outros. Em alguns contextos, têm um teor negativo, e muitas vezes os mesmos termos podem ser considerados afetuosos ou amigáveis - justificou a Academia em comunicado, complementando.

Leia também

Na variedade do espanhol no Uruguai, por exemplo, entre casais e amigos, entre pais e filhos, você pode ouvir e ler formas como 'gordis, gordito, negri, negrito / a'. Na verdade, a pessoa a quem se trata com esses vocativos não precisa ser obesa ou morena para recebê-los"

? Academia de Letras do Uruguai

Em resposta a uma mensagem de parabéns enviada por um seguidor no Instagram, depois de fazer dois gols na vitória do Manchester United sobre o Southampton por 3 a 2, pelo Campeonato Inglês, Cavani escreveu "Obrigado, negrito". O uruguaio deletou a mensagem minutos depois e se desculpou.

O Manchester United o defendeu, explicando que o termo era usado com um sentido amigável e que na América do Sul tinha uma conotação diferente. Mas a FA considerou a mensagem uma violação do regulamento e suspendeu o atacante na quinta-feira passada por três jogos com uma multa de £ 100 mil (cerca de R$ 710 mil).

- O uso do vocativo 'negrito' por Cavani para se dirigir a 'pablofer2222', fã do jogador de futebol, tem esse tipo de teor afetuoso: pelo contexto em que foi escrito, a pessoa a quem foi dirigida e a variedade do espanhol utilizada, o único valor que pode ter o termo 'negrito' - e em particular pelo seu diminutivo - é o afetivo - defendeu a Academia.

Com esta suspensão, Cavani não entrou em campo na sexta-feira passada, na vitória sobre o Aston Villa. Ficará fora da semifinal da Copa da Liga contra o Manchester City e da terceira rodada da Copa da Inglaterra contra o Watford.

Também na sexta-feira passada, Cavani fez um post de esclarecimento sobre o caso.

"DESCONFORTÁVEL

Olá a todos,

Não quero me estender muito neste momento desconfortável para mim. Quero compartilhar com vocês que aceito a sanção disciplinar por reconhecer que estou alheio aos costumes idiomáticos do inglês, mas não concordo. Peço desculpas se ofendi alguém com uma expressão de carinho que fiz a um amigo, nada mais além do que a minha intenção.

Quem me conhece sabe que busco sempre a alegria dos mais simples!

Agradeço às inúmeras demonstrações de apoio e carinho, meu coração está em paz, porque sei que sempre me expressei com carinho de acordo com a minha cultura e forma de vida. Mando a vocês um abraço sincero."

Em novembro de 2019, o meia português Bernardo Silva, do Manchester City, foi suspenso, por um jogo, e multado, em £ 50 mil, por fazer uma interação nas redes sociais julgada racista com Benjamin Mendy, companheiro de equipe. Em 2011, quando ainda defendia o Liverpool, o também uruguaio Luís Suárez foi punido com oito jogos depois de chamar o lateral francês Evra, então no Manchester United, de "negrito". Na época, também tentou se defender indicando que tinha usado um termo carinhoso, o que não impediu a sanção da FA.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas