Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Hamilton sugere que Mercedes siga exemplo da McLaren

Equipe britânica faturou pódio duplo no GP do Japão deste domingo. Resultado contrasta com começo de campeonato do time, que só pontuou a partir da terceira corrida da F1 em 2023

A atualização feita pela McLaren no carro de 2023, nos GPs da Áustria e Inglaterra, deu início à uma sequência de cinco pódios em oito GPs desde então - incluindo o segundo e terceiro lugares de Lando Norris e Oscar Piastri no GP do Japão no último domingo. O resultado, que veio após alguns duelos com a Mercedes, chamou atenção de Lewis Hamilton para as necessidades do próprio time na atual temporada da F1.

- A evidência está ali, com a McLaren. Não podemos fechar os olhos para isso. Temos que olhar para o que eles fizeram e seguir nessa direção. Esse é o caminho. Mas eu acredito de verdade que minha equipe pode fazer isso - disse o heptacampeão.

Leia também

Antes da atualização instalada no carro de Norris em Spielberg, a McLaren era sexta no campeonato com 17 pontos; a equipe chegou a ficar as duas primeiras corridas do ano sem pontuar, o que se repetiu em outras três etapas até a Áustria. Hoje o time é quinto no Mundial de construtores com 172 pontos.

A Mercedes, em tese, está em uma situação melhor: é vice-líder do campeonato com 305 pontos, pouco menos que a metade da agora hexacampeã RBR, que tem 623. No entanto, o time de Brackley ainda não encontrou a consistência desejada na temporada e perdeu espaço com a ascensão da McLaren.

Desde a Áustria, há oito GPs, a octacampeã só conquistou dois pódios - ambos com Hamilton, no GP da Inglaterra e no GP de Singapura. A Mercedes ainda não venceu nesta temporada, que até aqui tem apenas Carlos Sainz, da Ferrari, como único vencedor que não é da RBR.

A equipe alemã chegou a ter alguns confrontos com a McLaren no Circuito de Suzuka neste domingo. Porém, acabou atrás da rival, que já havia se classificado na frente na sessão de sábado.

O que mudou no carro da McLaren?

O pacote decisivo da equipe britânica incluiu uma nova asa dianteira, bico e suspensão traseira. O MCL60 de Norris recebeu as modificações primeiro e, depois, foi a vez de Piastri na Inglaterra, etapa na qual a dupla ocupou o segundo e terceiro lugares no grid respectivamente.

- Sempre fomos ótimos em colocar mais downforce (carga aerodinâmica) no carro. Só que do jeito que o nosso carro funciona hoje, isso não dá certo, só o faz pular mais. Com sorte, a mudança na filosofia vai nos colocar de volta ao lugar que essa equipe merece, porque é uma campeã mundial. Ainda somos um time incrível e tenho muita fé em todos. Mas as decisões tomadas agora serão críticas para nossa trajetória - alertou Hamilton.

A F1 retorna daqui a duas semanas com o GP do Catar em 8 de outubro, válido como a 17ª etapa da temporada. Max Verstappen pode faturar tri já em Losail.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X