Neste domingo, em duelo válido por um dos bronzes do peso médio (90kg) do Grand Slam em Abu Dhabi, o judoca brasileiro Giovani Ferreira, mais conhecido como Pezão, venceu o uzbeque Nurbek Murtozoev e garantiu a segunda medalha do Brasil na competição. Na última sexta-feira, Shirlen Nascimento também conquistou bronze, mas pela categoria dos 57kg.
No caminho até a decisão, Giovani enfrentou Chartony Ilumbe nas oitavas de final e ganhou por ippon. Na fase seguinte (quartas de final), Pezão foi derrotado por Murad Fatiyev, do Azerbaijão, ao ficar em desvantagem nas punições, e foi para a repescagem.
Leia também
O brasileiro então teve pela frente Umedjon Rajabov, do Tadjiquistão, que foi eliminado ao efetuar movimento irregular na perna de Giovani.
Já na disputa pela medalha de bronze, Pezão teve ampla vantagem em todas as ações e, com um seoi-nage, técnica de braços, projetou Nurbek Murtozoev e chegou ao waza-ari no golden score. Giovani Ferreira já havia conquistado bronze no Grand Slam de Tashkent, no Uzbequistão, em 2023.
Tiago Palmini e Juscelino Nascimento Jr, atletas brasileiros, mas da categoria pesada, também combateram neste domingo. Palmini foi eliminado pelo holandês Jelle Snippe, nas oitavas. Juscelino, por sua vez, caiu para o russo Valerii Endoviitskiy, que mais tarde foi finalista do torneio.
Com o Grand Slam de Tóquio, o Circuito Mundial IJF retorna em dezembro. Durante o mês de novembro, os atletas brasileiros de judô se enfrentarão nas competições nacionais. O Troféu Brasil e o Grand Prix Interclubes acontecem entre os dias um e três, enquanto o Campeonato Brasileiro Sênior ocorre nos dias 23 e 24.