Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Equipes rejeitam mudança de pré-temporada da Fórmula 1 2025

Início da próxima temporada precisará ser alterado, por conta do Ramadã


				
					Equipes rejeitam mudança de pré-temporada da Fórmula 1 2025
Max Verstappen é o atual campeão da Fórmula 1. Foto: AFP

Embora a abertura da temporada 2025 da Fórmula 1 retorne à Austrália após seis anos, a maioria das equipes rejeitou a proposta de transferir a pré-temporada para o circuito de Barcelona, Espanha. A expectativa, portanto, é que os testes coletivos aconteçam mesmo em Sakhir, no Bahrein, que tem sido palco do início do campeonato desde 2020.

A informação é da revista alemã "Auto Motor und Sport", desta segunda-feira (17). O calendário de 2025 da categoria precisou passar por mudanças por conta do Ramadã, período sagrado para os muçulmanos que acontecerá durante todo o mês de março. Por conta disso, Bahrein e Arábia Saudita, as primeiras etapas dos anos mais recentes, acontecerão apenas em abril, o que significa que Melbourne receberá novamente a abertura da Fórmula 1.

Leia também

A proposta, portanto, era que a pré-temporada retornasse para Barcelona, na Espanha, um dos circuitos preferidos dos times por ser bastante completo, com combinações que exigem do "downforce", freios, mas também com trechos em alta velocidade. A logística também seria outro ponto a favor, com menores custos de frete — a publicação fala em uma economia de R$ 4,6 milhões, por esquadra.

Só que o retorno dos testes a Barcelona teve apoio de apenas três equipes do grid: Red Bull, RB e Sauber. O restante ainda prefere o Bahrein. Apesar do clima estável, Melbourne também seria inviável, já que se trata de um circuito de rua e não pode ser aberto duas semanas antes da corrida. Além disso, o traçado pouco representativo e a distância da Austrália para as fábricas na Europa também complicaria o fornecimento de peças de reposição.

A definição da pré-temporada 2025 da Fórmula 1 ainda não está totalmente acertada. De acordo com a "AmuS", a votação final acontecerá na próxima reunião da Comissão de F1, mas a data já foi estabelecida: serão três dias de testes coletivos em fevereiro, entre os dias 26 e 28.

A Fórmula 1 volta entre os dias 21 e 23 de junho, em Barcelona, com o GP da Espanha, décima etapa da temporada 2024.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X