Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
Icone Hora do Enem

A maior plataforma de revisão para o ENEM

Clique e Acesse

Hora do ENEM Alagoas

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Entenda como Ricciardo pode ter decidido campeonato da F1 2024

Australiano tirou ponto extra de volta mais rápida de Norris no GP de Singapura desse domingo


				
					Entenda como Ricciardo pode ter decidido campeonato da F1 2024
F1. Foto: Andrej Isakovic/AFP

Os sinais apontam para uma despedida de Daniel Ricciardo da RB - incluindo uma homenagem após o GP de Singapura desse domingo. E o que pode ter sido seu último ato na F1 foi tirar o ponto extra da volta mais rápida de Lando Norris, que venceu a corrida; agora, há a possibilidade deste pontinho fazer a diferença para o título, apesar de ainda haver muitas variáveis a seis etapas do fim da temporada.

Norris havia feito a volta mais rápida da prova na 49ª volta, uma antes de Ricciardo, já no fundo do grid, entrar nos boxes e trocar os pneus médios pelos macios. Após 11 giros, o australiano fez mais um pit stop, colocando outro conjunto de macios e, na bandeirada, ele anotou a melhor volta da prova.

Leia também

Como terminou em 18º, porém, Ricciardo não levou o ponto extra - mas Norris também não. Assim, os oito pontos que o piloto da McLaren descontariam de sua diferença para o líder do campeonato, Max Verstappen, viraram sete. A desvantagem agora é de 52 pontos.

Com o segundo lugar conquistado na corrida no Circuito de Marina Bay após uma série de resultados mais frustrantes, sendo duas corridas fora até mesmo do top 3, Max Verstappen se colocou em uma situação um pouco mais animadora tendo em vista seu tetracampeonato: ele não precisa nem vencer para ser campeão de 2024.

Claro, ainda há muitas variantes para o desfecho do campeonato. Mas isso seria possível porque, considerando que Norris dê continuidade à inédita sequência de vitórias da McLaren nesta era da F1 e ganhe tudo até o fim da temporada, incluindo os seis GPs restantes, as três corridas sprint e leve todos os pontos extras de volta mais rápida, ele agregaria 180 pontos aos seus 279, ficando com 459.

Se o ritmo que permitiu Verstappen andar com tranquilidade na segunda colocação atrás de Norris permanecer até o fim do ano, e ele chegar em segundo lugar em todas as corridas do campeonato mais as três sprints, o holandês somará 129 pontos aos 331 que já tem, totalizando 460 para confirmar seu tetracampeonato - com só um ponto de diferença para Norris.

Mesmo se eles empatassem em pontos, o critério de desempate do número de vitórias, neste caso, favoreceria Norris.

- Parte de mim está - e não estou falando mal do Lando - mas parte de mim está torcendo para que Max seja campeão por um ponto, porque acho que, se isso acontecer, garanti a mim mesmo um ótimo presente de Natal. Obviamente, sim, fiz isso pensando um pouco na RBR. Mas também, talvez, tenha sido só para ter uma última chance de fazer uma volta rápida, se for o caso (dele sair da RB) - admitiu Ricciardo, 18º e último na prova.

Chefe da RBR, Christian Horner agradeceu seu ex-piloto, de 2014 a 2018, pela ajuda:

- Sabemos da capacidade de Daniel, e sabemos exatamente o que ele já fez. Ele mostrou isso, mais uma vez, com aquela última volta, o que obviamente foi valioso para nós porque tirou o ponto extra de Lando.

McLaren questiona relação entre RB e RBR

Não é um segredo que a RB e a RBR mantém uma relação muito próxima na F1, já que são equipes que pertencem à mesma empresa, compartilham pilotos reserva e a Academia formadora de talentos. Ainda assim, a questão em torno da volta mais rápida no GP deste domingo chamou a atenção da McLaren de forma negativa, e o time deseja que a categoria discuta essa relação.

- Não sei os detalhes. A RB tentou fazer a volta mais rápida e conseguiu. Mas, para mim, falar aqui sobre espírito esportivo e assim por diante, acho que... seria descabido. Temos que levar isso ao pé da letra. Precisamos fazer com que no esporte, em qualquer estágio - seja na pista ou na fábrica - as equipes se comportem de maneira totalmente autônoma, porque esse é um campeonato de construtores - cobrou o chefe Andrea Stella, adicionando:

- Não tenho elementos para dizer que a RB fez a volta mais rápida para ajudar a RBR. Só acho isso um pouco peculiar. Fiquei um pouco surpreso com o fato de a maior prioridade da RB em Singapura ter sido marcar a volta mais rápida da corrida. Acho que temos que trabalhar para garantir que o (campeonato) não se defina por um ponto. Mas ao mesmo tempo, tenho tanta simpatia e amizade por Daniel, que estou feliz por ele poder acrescentar essa volta mais rápida ao seu recorde na pista.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X