Uma selfie inofensiva entre atletas da Coreia do Norte e Coreia do Sul pode resultar em punição para os norte-coreanos, segundo o portal sul-coreano Daily NK. A selfie ocorreu durante o pódio do tênis de mesa por duplas mistas nas Olimpíadas de Paris 2024.
Na ocasião, os chineses Chuqin Wang e Yingsha Sun, ficaram com o ouro, os norte-coreanos Jong Sik Ri e Kim Kum-yong, com a prata, e os sul-coreanos Jonghoon Lim e Yubin Shi, com o bronze. Da selfie, apenas os atletas coreanos participaram.
Leia também
Apesar de ter sido um momento diplomático, a dupla norte-coreana se submeteu a um escrutínio ideológico, prática destinada a avaliar o comportamento de cidadãos que estiveram em contato com um ambiente longe do controle do regime do país. As consequências, que são avaliadas pelo governo do local, para o ato podem incluir punições políticas ou administrativas.
Saiba quem são os atletas que podem ser punidos:
Jong Sik Ri
Um dos mesatenistas é o jovem Jong Sik Ri, de 24 anos, que competiu internacionalmente pela primeira vez em 2015, no Campeonato Asiático de Tênis de Mesa Júnior e Cadete. Ele, e sua parceira, foram a última dupla a se classificar para os Jogos Olímpicos de Paris ao desbancar a equipe Japonesa, classificada em segundo lugar globalmente.
Kim Kum-yong
A dupla de Jong Sik Ri é a jovem Kim Kum-yong, de 23 anos, que participou da primeira competição internacional no DPR Korea Open em 2018. Ela é medalhista de prata no Campeonato Asiático de Tênis de Mesa Júnior e Cadete de 2019.
Kim é conhecida por usar um tipo raro de raquete de tênis de mesa , com borracha longa e com espinhas na parte traseira, que segundo a Reuters “pegou muitos atletas de ponta desprevenidos” nas Olimpíadas.