
Alice Padilha garantiu a terceira vaga para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina 2026, neste domingo (9). A atleta somou 83.07 pontos na prova de slalom, no esqui alpino, ficando abaixo dos 120 pontos, limite máximo para a classificação, de acordo com a Federação Internacional de Esqui (FIS).
A carioca de 17 anos terminou as duas descidas do slalom em 1min37s75 e ficou com o 14º lugar na competição de Berkshire East, nos Estados Unidos. Apesar de já ter alcançado outros resultados abaixo dos 120 pontos, é necessário que a média dentro do período de classificação se enquadre no limite determinado pela federação. Com a pontuação deste domingo, Alice chegou a 111.94 pontos e garantiu a vaga para os Jogos.
Leia também
A vaga conquistada por Alice não é nominal, ou seja, pertence ao Comitê Olímpico Nacional (CON) e não à atleta. No entanto, essa será a primeira vez desde Sochi 2014 em que o Brasil voltará a ter a participação feminina na modalidade. No masculino, Lucas Pinheiro Braathen também garantiu uma vaga ainda extraoficial, devido aos ótimos resultados obtidos nas etapas da Copa do Mundo (um bronze na Áustria e duas pratas nos Estados Unidos e na Suíça).
Na última terça-feira (4), Manex Silva garantiu a primeira vaga oficial do país em Milão e Cortina pelo Mundial Sub-23 do esqui cross-country. O brasileiro fez o índice mínimo na classificatória do sprint clássico da modalidade, em Schilpario, na Itália.
O processo de classificação para a maioria das modalidades ainda está no início, mas a expectativa do Comitê Olímpico Brasileiro é levar entre 15 e 20 atletas, superando o recorde histórico. Na edição de Sochi 2024, foram 13 atletas.