Com praticamente uma mão na taça da Fórmula 2, Gabriel Bortoleto conquistou mais um pódio na categoria. De nono a segundo colocado na corrida sprint deste sábado, na etapa de Abu Dhabi, o brasileiro ampliou sua vantagem na tabela e segue com seis pontos extras para a decisão neste domingo. A vitória da sprint ficou com Pepe Marti. Paul Aron chegou em terceiro lugar.
Essa foi a primeira vitória de Marti na categoria; tanto ele quanto Bortoleto e Aron são estreantes nesta temporada. O espanhol, por sinal, é da equipe Campos - e companheiro do grande rival de Gabriel, Isack Hadjar. O francês, vice-líder do campeonato, chegou em sexto lugar na prova deste sábado.
Leia também
O segundo lugar rendeu a Bortoleto mais oito pontos no campeonato, que ele liderava, até então, com só meio ponto. Ele agora vai a 196,5 enquanto Hadjar, que ganhou três, passa a anotar 190 pontos. A dupla se reencontrará às 6h15 da manhã deste domingo (horário de Brasília).
A corrida
Da quarta colocação, Pepe Marti passou Miyata, Durksen e Coordel para assumir a liderança da corrida à frente de Kush Maini. Bortoleto, que partiu do nono lugar, já era sexto nas primeiras curvas. Ele ainda desviou de um carro que rodou à sua frente e subiu para a quinta posição e, quatro voltas depois, passou o pole Coordel pelo terceiro posto.
O brasileiro chegou no colega da Invicta, Kush Maini, na quinta volta, e precisou de um giro para superar o indiano. Ele seguiu, a partir daí, a 3s de Marti, contando ainda com a "ajuda" de Beganovic que, mais no fundo do grid em sétimo, segurava o vice-líder do campeonato Hadjar.
A prova seguia estável até Cordeel e Durksen se tocarem, na 18ª volta. Bearman aproveitou o deslize para subir ao quarto lugar, e, logo mais atrás, Beganovic e Hadjar subiram uma posição, cada, respectivamente.
O francês acabou se beneficiando pela batida, já que Cordeel foi punido em 10s; na penúltima volta, Hadjar já aparecia em sexto. Bearman também foi punido em 5s por exceder limites de pista.