Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ESPORTES

Atletas com deficiência em AL terão parceria nacional para o esporte

Órgão dará apoio e disponibilizará estrutura de logística e financeira para o desenvolvimento da modalidade

O Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP) dará apoio e disponibilizará estrutura de logística e financeira para desenvolvimento do Paradesporto (esporte para pessoas com deficiência), inclusive em Alagoas. Trata-se de uma instituição que tem como missão principal fomentar a prática esportiva para pessoas com deficiência - dedicando-se a dar oportunidades para a formação de novos atletas por meio de clubes e associações.

O órgão foi fundado em 27 de julho de 2020, por onze associações de natureza paradesportiva e paralímpica, que mantém atividades esportivas para pessoas com deficiência física, intelectual, visual e auditiva. Todas as associações fundadoras contam com muitos anos de experiência, alta capacitação técnica e de gestão, além de muito envolvimento no Movimento Paralímpico Brasileiro.

Leia também

O presidente do órgão, João Batista Carvalho, explica que a ideia é mostrar aos clubes e associações que desenvolvem a prática esportiva para pessoas com deficiência que existe uma entidade que eles podem contar para aprimorar a gestão de seus clubes. “Com o conhecimento deste comitê as entidades poderão fomentar o paradesporto e projetos futuros para o desenvolvimento e inclusão das pessoas com deficiência”, disse.

Para o atendimento de sua finalidade, o CBCP tem várias competências, descritas em seu Estatuto, como: gestão financeira, administrativa e operacional dos recursos, para atender, democraticamente, às necessidades específicas das associações, clubes e entidades que desenvolvem atividades paradesportivas e paralímpicas.

Outra atividade de competência do CBCP é a ampliação da capacitação técnica e de gestão das associações, clubes e entidades nacionais de prática paradesportiva e paralímpica, para que esses possam ter mais condições de atuar na formação de atletas com deficiência, auxiliar a inclusão social das pessoas com deficiência através da prática paradesportiva e paralímpica e participar de competições promovidas por Entidades Nacionais de Administração Desportiva, Paradesportiva ou Paralímpica em nível regional, estadual, nacional ou internacional, estando a elas filiada.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas