Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ESPORTES

Alonso se solidariza com má fase de Hamilton: 'Bem-vindo, essa é a F1'

Veterano piloto espanhol analisa momento complicado do heptacampeão mundial na temporada, atrás do novato George Russell na classificação geral

Neste fim de semana, o circo da Fórmula 1 chega a Barcelona para a disputa do GP da Espanha. Um dos "anfitriões" da pista, o bicampeão mundial Fernando Alonso espera que os "bons ventos" de casa o ajudem a encerrar o jejum de nove anos sem vitórias (o último foi no mesmo circuito, em 2013).

Em seu museu em Oviedo, na Espanha, cercado por carros que moldaram sua carreira de 20 anos, o piloto de 40 anos comparou as suas últimas temporadas com os problemas que o heptacampeão Lewis Hamilton tem enfrentado nesta temporada. Nas cinco primeiras corridas de 2022, o inglês marcou apenas 36 pontos e amarga a sexta colocação na classificação.

Leia também

- Esta é a natureza do esporte. Às vezes você tem um carro melhor, às vezes você não tem um carro tão bom e ainda precisa lutar e progredir. Este ano vemos que o piloto é muito importante na Fórmula 1, mas não crucial. Lewis está pilotando tão bem quanto nos últimos oito anos. Ele estava dominando o esporte e quebrando todos os recordes e pole positions. E agora ele está fazendo uma mega volta - como ele disse na Austrália ou em algum lugar assim - e permanece um segundo atrás. Então, sim, bem-vindo - disse Alonso em entrevista à rede inglesa BBC.

Quando fala do momento de Hamilton, Alonso está muitas vezes fazendo uma reflexão de si mesmo e dos altos e baixos na carreira após o bicampeonato mundial, 2005 e 2006 pela Renault, além dos segundos lugares com a Ferrari em 2010, 2012 e 2013.

- Esta é a Fórmula 1. É um esporte coletivo acima de tudo e tendemos a esquecer isso, especialmente, quando temos sucesso. Estamos tão felizes pelo que estamos conseguindo que, mesmo que tentemos compartilhar com a equipe, todas as manchetes são para o piloto. Aconteceu comigo quando ganhei os dois campeonatos. Eu estava derrotando Michael Schumacher. Este era um grande fato, mas meu carro era mais confiável naquela época e tinha um desempenho muito bom e você não pode elogiar esse pacote porque as manchetes ainda serão o piloto. Com Lewis é a mesma coisa - comentou o espanhol, antes de completar.

- Ter mais de 100 pole positions na Fórmula 1 é algo impensável. Você precisa ter o melhor carro e pacote por muitos e muitos anos. Estávamos fazendo voltas mágicas às vezes e estávamos em 15º, e como você explica isso para as pessoas? Será impossível. Hamilton merece tudo o que conquistou no passado, mas este ano é um bom lembrete de que em todos esses recordes e números há uma grande parte do que você tem em mãos como um pacote no carro.

No momento, Lewis Hamilton está atrás do recém-chegado companheiro de equipe George Russell, quarto lugar com 59 pontos. Para Alonso (16° lugar com dois pontos), entretanto, o heptacampeão ainda vai se recuperar na temporada para, pelo menos, vencer a concorrência interna na Mercedes.

- George tem sido muito rápido nos últimos anos e acho que todos esperavam que ele fosse um competidor difícil para Lewis. Mas ainda acredito que Hamilton acabará terminando o campeonato na frente. Foram apenas cinco corridas e, eventualmente, quando as coisas se tornarem mais complicadas ou com situações difíceis, Lewis ainda terá mais experiência e talvez mais talento.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas