A formatação do Campeonato Alagoano de 2025 ganhou um asterisco. Nesta terça-feira (19), o Zumbi protocolou um pedido, junto ao Tribunal de Justiça Desportiva de Alagoas (TJD-AL), alegando supostas irregularidades do Igaci, durante a disputa da 2ª Divisão do Estadual.
A Gazetaweb.com teve acesso ao processo do time alviverde, que afirma ter recebido a informação de que o Tricolor não assinou a carteira de trabalho de pelo menos 15 jogadores que disputaram a competição.
Leia também
Ainda segundo o Zumbi, isso fere o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), além de ser contra o próprio regulamento do Campeonato Estadual, que pode ocasionar a eliminação da equipe do campeonato, mesmo após o fim do mesmo.
Em razão de todo o exposto, requer seja recebida a presente notícia de infração e oferecida a devida denúncia em face do IGACI FUTEBOL CLUBE por infração aos artigos 214, 191 e 234 do CBJD, bem como das disposições do REC da Série B 2024 do Campeonato Alagoano
O clube palmarino afirma que o Igaci descumpriu as diretrizes em todas as partidas da 2ª Divisão, incluindo semifinais e grande final, essa que foi vencida pela Raposa.
Em contato com a reportagem, o presidente do Zumbi, Djair Lucena, disse que já entrou com o pedido junto ao TJD-AL. Agora, o clube aguarda o tribunal acatar ou não a solicitação nos próximos dias.
A Gazeta também falou com Pedro Paulo, atual presidente do Igaci. No entanto, o mandatário disse que não vai se pronunciar no momento, pois aguarda uma notificação oficial para que medidas sejam tomadas.
E O ACESSO?
Com a nova situação, há possibilidade de que haja uma alteração na configuração da elite do futebol alagoano. O pedido do Zumbi vai no sentido de que o Igaci perca os seus pontos conquistados na competição.
Apesar de a Federação Alagoana de Futebol (FAF) não ter se pronunciado sobre a ocorrência, caso o Igaci perca os pontos e seja eliminado, a vaga deverá ser passada ao Zumbi, que foi vice-campeão do certame.
Em campo, Zumbi e Igaci se enfrentaram no início deste mês. Na primeira partida, as equipes empataram por 0x0, no Agreste. Na volta, a Raposa venceu por 1 a 0, sagrando-se campeão da 2ª Divisão.