Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Xeque-mate: pequenas campeãs alagoanas são destaque no xadrez

Irmãs somam 10 campeonatos alagoanos, 6 de Layse, de 16 anos, e 4 de Laura, de 11 anos

Pequenas campeãs e prodígios. Layse Acioli e Laura Sophia são irmãs e têm uma paixão em comum: o xadrez. Conhecido como um esporte de “gente grande”, as pequenas meninas provam para todos que as aparências enganam.

Layse tem 16 anos, foi a primeira mulher, em Alagoas, a realizar uma partida múltipla, onde o enxadrista batalha com vários oponentes simultaneamente, e se sagrou a primeira mestra mulher no Estado, pela Liga Brasileira de Xadrez. Na partida múltipla, a jovem enfrentou 24 jogadores, todos homens adultos, vencendo 22 rounds e empatando somente 2, sem nenhuma derrota.

Leia também

Já Laura, a mais nova, tem 11 anos e é tetracampeã alagoana, provando que a idade não mede talento para ninguém, principalmente para estas pequenas. As duas meninas são treinadas pelo técnico Stanley de Oliveira Lessa, que as acompanha desde o início de suas trajetórias.

Jovens unidas com o mesmo objetivo, vencer e crescer no cenário do xadrez alagoano
Jovens unidas com o mesmo objetivo, vencer e crescer no cenário do xadrez alagoano | Foto: Cortesia

Conquistas

Layse foi a inspiração para Laura, vencendo seis vezes o Campeonato Alagoano de xadrez e levando para casa duas taças da categoria feminina da competição, além de ter sido vice-campeã da Copa do Brasil de Xadrez. Laura, por sua vez, conquistou o tetracampeonato alagoano e já se coloca em um dos maiores rankings do País.

As adolescentes têm um futuro promissor, mantendo o nível alto e disputando com gente grande as maiores competições do Brasil e de Alagoas.

Layse competindo com gente grande e dando muito trabalho para os profissionais
Layse competindo com gente grande e dando muito trabalho para os profissionais | Foto: Cortesia

Competições

As duas jovens foram convocadas, pela Federação Brasileira de Xadrez (FBX), para participar do Festival Nacional da Criança - FENAC (sub-6, 8, 10 e 12) e o Festival Nacional da Juventude e Juvenil (sub-14, 16, 18 e 20), que acontecerá em Natal, no Rio Grande do Norte, entre os dias 1 e 5 de junho deste ano.

Layse, por ter 16 anos, competirá na categoria sub-16 e Laura, por ter 11, disputará a categoria sub-12. As jovens chegam com o peso de terem conquistado muito espaço dentro do cenário do xadrez nacional e com favoritismo no patamar alagoano.

Porém existem contas a serem fechadas, a FBX irá arcar com as passagens aéreas e com as hospedagens, já a inscrição e a alimentação durante os dias 1 a 5 de junho, ficam a cargo dos pais. Somente uma inscrição fica no valor de R$ 400,00, para as duas, são R$ 800,00.

Roberta Campos, mãe das jovens, falou com a Gazeta de Alagoas. “Sempre faço uma questão enorme, corro atrás, porque sei os benefícios do xadrez para a vida delas, é um aprendizado para a vida mesmo, para manter a calma, para criar estratégias que são utilizadas em todas as áreas da vida”, destacou.

Inspiração para a mais nova, Layse é a primeira mestra de Alagoas
Inspiração para a mais nova, Layse é a primeira mestra de Alagoas | Foto: Cortesia

Despesas

Ela é companheira das filhas, está presente em todas as competições e começou uma campanha online para arrecadar o valor que será necessário para inscrever as atletas na competição e para manter a alimentação.

Em publicação no Instagram, chamado @xequematealagoas, as meninas fazem um apelo, para que a viagem seja concretizada. A ajuda é mais que importante para manter o sonho vivo.

Um número de Pix foi disponibilizado, seguido da seguinte mensagem: “Precisamos da ajuda de todos para efetuarmos nossa inscrição nesse campeonato! Qualquer valor depositado será de grande importância para realizarmos este sonho”.

Quem quiser colaborar com o sonho das grandes pequenas meninas, o número disponibilizado para o depósito via Pix é: 82988441240.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas