A Seleção Alagoana de Vôlei Masculino - Categoria Sub-18 começa na segunda-feira, 11, a disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções da Categoria, que será disputado no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV), em Saquarema, litoral do rio de Janeiro. A competição reunirá sete equipes divididas em dois grupos. No grupo A estão: Rondônia, Rio Grande do norte e Roraima. Amapá desistiu de disputar a competição. No grupo B além de Alagoas fazem parte: Espirito Santo, Pernambuco e Acre.
Alagoas estreia na 2ª feira ás 15h contra Pernambuco. O segundo compromisso será contra o Espirito Santo na 3ª feira, 12 ás 13h30 e encerrando a fase de classificação, os alagoanos enfrentam o Acre, na quarta-feira, 13, a partir das 13h30. Tradicionalmente os três adversários são bem complicados.
Leia também
Pernambuco sempre apresenta times competitivos. O Espirito Santos apresenta como característica times bastante altos , que tornam difícil jogar contra eles e o Acre tem equipes muito raçudas, com atletas que tem um potencial de salto muito grande.
O grupo alagoano é considerado novo. Apesar de um trabalho permanente, o voleibol alagoano tem encontrado dificuldades em captar atletas que já tenham uma base. Sem um trabalho nas escolas, os jogadores chegam para o treinamento especifico na seleção muitas vezes sem a formação de base, fato que dificulta o trabalho. O técnico Luiz Carlos revelou que chegou a ter 80 atletas em um peneirão realizado no começo do ano. "Poucos sabiam jogar voleibol. Isto atrasa o processo. Nos Jogos Estudantis de Alagoas tinha equipe que sacava por baixo. Tínhamos praticamente apenas uma equipe com um nível melhor" disse o técnico.
Apesar destas dificuldades, Luiz Carlos e Cleyton Lopes, assistente técnico, realizaram um trabalho longo que durou praticamente os oito meses do ano. Alguns amistosos foram realizados contra equipes adultas ou universitárias como forma de aumentar o nível do treinamento para que o grupo ficasse mais qualificado.
Nove jogadores seguiram para Saquarema. Integram o grupo: Ruan, Absalão (pontas), Pedro, Lucas Paiva (levantadores),, Bruno Mineiro, Lucas Vinicius (centrais), Caio Ramalho, Mateus Lima (opostos) e Pablo Rafael (líbero).
Dentro desta condição, Alagoas busca uma permanência na 2ª Divisão. "Somente a competição vai nos dizer. Já tive times que esperava ser finalista ou até mesmo ser campeão e ficamos na terceira ou na quinta colocação. Já tive times que não esperava muita coisa e fomos a final. Só teremos esta a avaliação em quadra, mas o nível da base tem caído e vamos com objetivo de permanecer", alerta o técnico da equipe.