O CSA já deu início a sua pré-temporada, de olho em 2025. Isso não é novidade. Com o elenco já tendo se apresentado no CT Gustavo Paiva, assim como a comissão técnica, a movimentação no clube segue firme. Na tarde desta quinta-feira (14), em mais uma entrevista coletiva, desta vez com um jogador, o escolhido foi o atacante Thiago Marques.
Sobre o fato de a diretoria do CSA ter mantido boa parte do elenco, ter trazido e ainda vai trazer mais jogadores, Thiago Marques respondeu que acredita que tudo pode fluir bem e mais: que terá mais chances de gol do que teve neste ano.
Leia também
"A expectativa é que a gente trabalhe para que as coisas fluam naturalmente e bem. Eu espero que no ano de 2025 as coisas possam ser boas, senão melhor do que foram em 2024. É claro que a gente vai trabalhar muito para que em 2025 a gente possa ter um ano vitorioso e que possa ter bastante chances de gols e que elas se transformem em gols também. Vamos trabalhar para isso".
Ao ser perguntando justamente sobre como analisa a manutenção da comissão técnica e de boa parte do elenco para o ano que vem, inclusive ele como sendo um dos remanescentes do time, Thiago Marques disse que considera normal e explicou:
"A gente começou uma temporada muito difícil. Eu já fui muito torcedor também e entendo a desconfiança do torcedor, quando as coisas não estão acontecendo. É normal. Em 2025, eu vou trabalhar, não só eu, mas a equipe vai trabalhar muito para que possa ser tudo muito bem diferente e que possamos ter um ano vitorioso, onde a gente possa começar muito bem com a camisa do CSA, com o pessoal também que chegou e com a manutenção (do elenco). Eu acredito muito que a gente possa fazer a diferença e trilhar caminhos bem diferentes do que como foi no início deste ano".
Ele teve um início ruim neste ano, mas depois se recuperou e até fez gols, um total de 18, sendo o artilheiro da equipe e até o capitão, mostrando sua liderança junto ao elenco. Diante disso, pela idade - ele tem 36 anos - e pela identificação que possui com o CSA, Marques foi questionado se pretende encerrar a carreira no Azulão.
"Eu não pretendo me aposentar ainda, mesmo com a idade que eu tenho. Eu entendo que para muitos é fim de carreira, mas eu não tenho esse pensamento. Porém, por mim eu me aposento, mas não depende só de mim. É algo que ainda não pensei, mas se depender de mim não vejo problema algum, eu me aposento aqui (no CSA) tranquilo".
Thiago Marques terminou o ano como um dos artilheiros, somando as quatro séries que disputou. Assim, ao ser questionado o que o torcedor pode esperar dele em 2025, com a camisa maruja, o jogador respondeu:
"Particularmente eu não ti ve um começo de ano como gostaria, porém, no ano de 2025 eu quero que essa situação possa ser mudada. Espero começar o ano como eu terminei, começar bem, tanto individualmente e, principalmente, coletivamente. Então, esta pré-temporada vai servir para que nós possamos, como equipe, trabalhar para que, quando chegar nas competições, a gente possa estar muito bem e começar com o pé direito".
Quanto à motivação do atacante em relação a uma boa disputa no setor ofensivo do CSA, de ser mais acirrada a briga pela posição, Marques respondeu que continua a mesma (motivação).
"É uma coisa que eu tenho comigo e que eu acho que só tem muito a ajudar o CSA, essa disputa, essa concorrência. Acredito que vai ser sempre com lealdade. Então, vejo isso como um lado positivo. E que não deixe a gente na nossa zona de conforto, porque a gente sabe que se baixar a guarda vai perder a nossa posição. E acho isso muito bom, não só para mim, para o Igor (Bahia), que somos centroavantes, mas para o CSA, porque só quem tem a ganhar é a nossa equipe".
Nesta fase de pré-temporada, o atleta tem que abdicar de muitas coisas, como família, amigos, porque é trabalhando, treinando no CT, é um momento para fazer com que no futuro tudo possa valer a pena.
"Tudo isso faz parte de um projeto, daquilo que a gente escolheu como atleta. Então, essa dedicação, ter que abrir mão de algumas coisas, fazem parte da profissão e vamos juntos para que, como diz o nosso escudo "união e força", possamos ter um ano que vem abençoado, de muitas vitórias e, se Deus quiser, de muitas conquistas".
O Azulão terá dois amistosos contra o Santa Cruz, nesta fase de preparação da equipe. Thiago Marques falou como encara esses dois desafios, já vendo-os como partidas oficiais, já que na primeira semana de janeiro o Azulão terá a Copa do Nordeste a disputar.
"Esses dois amistosos vão servir de preparação para nós. E a gente também está com saudade do nosso torcedor e vai ser muito bom para sentir a atmosfera e para os novos (atletas) que ainda não sentiram essa atmosfera do nosso torcedor. Então, a gente vê isso como um grande desafio e vai nos preparar também para que possamos já começar com vitorias", disse.
Ainda sobre a manutenção de boa parte do elenco, que acaba ajudando aos jogadores mais novos, que chegaram recentemente, Thiago concorda que foi algo muito positivo. "A manutenção foi importante, sem dúvida. E essa rapaziada também que está chegando, com certeza, vai nos ajudar muito. Então, é algo positivo que já temos a nosso favor. E é como eu ja disse e vou repetir: 2025 a gente tem tudo para colher bons frutos, muitas vitórias, conquistas. E vamos trabalhar bastante para que seja um ano de muitas bênçãos para a nossa equipe, para o CSA".