
O CRB está na final da Copa do Nordeste, após 30 anos. A última vez que o Galo conquistou tal façanha foi em 1994. E o time regatiano tem um personagem importante nesta conquista: o técnico Daniel Paulista, o dono da bola no time e que, inclusive, mora no próprio CT Ninho do Galo! Claro que não é apenas ele o responsável por isso, mas todo o elenco e a direção do clube.
Graças a Daniel Paulista, o time do CRB conseguiu encaixar nesta temporada, superando equipes consideradas maiores dentro do futebol brasileiro. Porém, como se diz no futebol: “Jogo se ganha dentro de campo”. E foi exatamente isso que aconteceu com o Galo, tendo à frente o seu atual treinador, que tem o elenco que comanda em suas mãos e desfruta de sua confiança.
Leia também
Há exatamente um ano e três dias, Daniel Paulista chegava ao Galo de Campina para esta sua segunda passagem. Ele chegou ao time alagoano no dia 29 de maio de 2023. E os números do comandante impressionam. Nesta segunda vinda para o Galo, foram 61 jogos disputados, com 33 vitórias, 16 empates e 12 derrotas. Antes de ter colocado o time na final do Nordestão, após três décadas, o treinador sagrou-se campeão alagoano com o CRB em 2024.
Ainda sob a sua batuta, a equipe alcançou as oitavas de final da Copa do Brasil, sem tomar nenhum gol. E não para por aí. Na Série B do Brasileiro, por exemplo, Daniel Paulista comandou a maior goleada da história do time na competição: incríveis 6 a 0 sobre o Vitória-BA, no dia 10 de setembro, pela Segundona nacional.
Vale ressaltar que em sua primeira passagem pelo Galo, Daniel comandou o Galo em 30 partidas (2022) e saiu do time no dia 3 de novembro do mesmo ano.

Diante de tantos feitos, os elogios só crescem por parte da torcida alvirrubra. “É o melhor treinador da história do CRB”, disse um nas redes sociais do clube. “Já está na história”, comentou outro. E mais outro: “Maior técnico da década”.
Daniel Pollo Barion tem 42 anos (05/05/1982), nasceu em Ribeirão Preto-SP e já passou por equipes como Sport, Boa Esporte, Confiança, Guarani, antes de desembarcar em solo alagoano, para comandar o CRB. Dentre os títulos regionais que conquistou, fora o Alagoano, estão os Campeonatos Pernambucano e Sergipano.
Como jogador, atuava como meia e defendeu clubes como Comercial, Santos, Juventude, Sertãozinho, São Caetano, Botafogo, Comercial, Osasco Audax e ABC. Também jogou no exterior, onde defendeu o Rapid Bucuresti, da Romênia. Isso lá no ano de 2009.

Em entrevista ao Bola Quente, do Timaço na Gazeta, o jovem e competente Daniel Paulista disse como se sente, neste momento ímpar do Galo, estando em alta, e ter colocado um plano de jogo, uma estratégia que deu certo, diante do Bahia, por exemplo, time que era considerado favorito, mas que não se encontrou em campo contra o Galo.
“Momento de muita felicidade por tudo o que tem acontecido, mas continuamos com o pé no chão. Sabemos da responsabilidade que a gente tem. É um trabalho coletivo, em todos os departamentos do CRB, que trabalham em excelência, e não só do Daniel Paulista. A diretoria do CRB faz todo um esforço para, a cada ano, a cada campeonato, dar uma estrutura melhor. Não vou citar individualmente todos, porque posso esquecer alguém, mas todos têm seu papel importante".
"Merecimento"
Com relação à semana do jogo contra o Bahia, ele disse que todos sabiam que seria decisiva para o trabalho e destacou que todo o grupo do Galo mereceu chegar onde chegou.

“Eu acho que passamos com muito merecimento e êxito. Sabíamos que o jogo com o Bahia seria extremamente complicado porque sabíamos que eles teriam mais a bola, iria nos apertar mais no jogo e que teríamos que ter uma aplicação tática muito grande para suportar essa pressão e controlar o jogo em muitos momentos e neutralizar os pontos fortes deles. Acho que os atletas foram de uma compreensão muito grande, pois jogamos na quinta e no domingo, num curto espaço de tempo e tendo uma viagem nesse meio do caminho. E eles assimilaram todo o trabalho que foi feito. Eles fizeram com maestria”, elogiou.
Daniel disse, ainda, que os jogadores regatianos foram muito concentrados para bloquear os ataques do Bahia. “Foi um grande jogo, acho que o CRB surpreendeu muita gente, pela postura e pelo futebol que apresentou.”
Paulista lembrou que este ano teve a oportunidade de montar o elenco atual, junto com a diretoria do clube e que tudo foi escolhido muito bem, em relação aos atletas, neste ano considerado vencedor.
“As escolhas foram muito bem-feitas em cima de uma mudança de perfil, ter as características de atletas diferentes. Tanto em 2022 e 2023 foram montados elencos de qualidade, capacitados, mas com perfil diferente do que a gente gosta e este ano a gente foi para um grupo bem enxuto, que deu muitas oportunidades e está dando para as categorias de base, tendo atletas mais jovens, mais versáteis, mas com dinâmica de jogo, e isso tem surtido muito resultado porque nós temos tido números expressivos que estão sendo conquistados graças a esse trabalho de todos, da direção, comissão técnica e departamento de análise”.
"Aprendizado"
Sobre o fato de estar há um ano no CRB e de estar tudo dando tão certo nessa segunda passagem dele pelo clube, em termos de relacionamentos com o elenco, com a diretoria, e quanto ao que ele teve de aprendizado, na primeira passagem no clube, ele respondeu:
“Tudo na nossa vida serve de aprendizado, de reflexão e, naquele momento, perdemos com a paralisação daquele trabalho que estava sendo feito. A prova disso é o trabalho que vem sendo feito este ano, que está claro que hoje a sinergia entre todos os departamentos é fantástica e acho que isso também é um dos fatores para que o CRB esteja neste momento. Tudo funciona com naturalidade, com facilidade, em todos os setores do clube. E o que aconteceu (na outra passagem dele), serviu de aprendizado para que a gente tenha hoje uma relação muito mais forte, no sentido de fazer as coisas acontecerem para o melhor de todos”.

O Galo entra em campo neste domingo (2), contra a Ponte Preta, mas pela Série B. É uma a maratona de jogos (Ponte e Fortaleza). E ele disse que os dois jogos com o Fortaleza (na final da Copa NE) são importantes, mas não pode deixar de lado, minimizar o jogo com o time de Campinas.
“Não podemos descartar. Porque temos ciência de que precisamos melhorar no Brasileiro, porque já deixamos pontos importantes para trás e temos que encarar com muita responsabilidade e tentar buscar pontos em Campinas. É um jogo importante”.
E uma possível conquista do título do Nordestão? Quis saber a Gazetaweb, se ele está apreensivo. Mas Daniel disse ser uma pessoa bem tranquila. “Eu sou uma pessoa muito tranquila, não sei se é porque eu já fui atleta e, como jogador, convivi com conquistas, com momentos decisivos na minha carreira. Isso me fez saber conviver com momentos que antecedem às decisões muito bem. E o trabalho (no CRB) me dá também muito essa segurança, por tudo o que a gente vez fazendo, construindo no dia a dia. Para onde a gente olha hoje são só elogios, pontos positivos, mas a gente não pode esquecer que erros existem, que temos que trabalhar para melhorar e não nos acomodar com tudo o que tem acontecido", alertou.