Sonhando com campanha histórica, CRB visita o Fortaleza em jogo de ida da Copa do Brasil

Reeditando confronto da Copa do Nordeste, cearenses e alagoanos abrem o primeiro capítulo da decisão nesta quinta (29), no Castelão

O foco do CRB está oficialmente alterado. Agora o pensamento é apenas na histórica Copa do Brasil 2021. Nesta quinta-feira (29), às 16h30, na Arena Castelão, em Fortaleza, o Regatas desafiará uma das sensações do futebol brasileiro em 2021: o Fortaleza. O duelo é apenas o primeiro de dois jogos válidos pelas oitavas da competição.

Será o segundo encontro na temporada de 2021. Em março deste ano, pela Copa do Nordeste, ambos também se enfrentaram na Arena Castelão, mas bem diferentes da atualidade. Na ocasião, o Fortaleza venceu por 1 a 0 com gol de Bruno Melo.

Cenário

Em tour pelo Nordeste, o CRB vive um momento mágico na temporada. A derrota na final do Estadual ficou para trás e o time regatiano já é o terceiro colocado na Série B, com 24 pontos. Com três jogos de invencibilidade, a situação na Copa do Brasil também é ótima, o Galo passou por Goianésia, Paysandu e Palmeiras para alcançar as oitavas.

Na Copa do Nordeste de 2021, Fortaleza venceu por 1 a 0 - Foto: Kid Jr/SVM

O jogaço tem ingredientes interessantes também do lado cearense. Se o CRB é o 3ª colocado da Série B, o Fortaleza é o 3º colocado da Série A, com 27 pontos e a melhor defesa da competição. Para chegar às oitavas, o Leão passou pelos gaúchos Caxias e Ypiranga, além de ter eliminado o Ceará, seu maior rival.

CRB

O Galo foi para São Luís reserva, mas parecia ser o time titular. A equipe alagoana conseguiu uma vitória importantíssima por 3 a 2 e vai com a autoestima muito elevada para a Copa do Brasil. Até agora foram quatro jogos na competição, três vitórias e apenas uma derrota. Por coincidência, as três vitórias foram longe de Maceió.

Allan Aal já era técnico do Galo, quando a equipe eliminou o Palmeiras nos pênaltis e, de lá para cá, a equipe só ganhou com novos reforços. Desde a última partida pela Copa, o CRB contratou Alan James, Nicolas Careca, Renan Bressan, dentre outros. Inclusive, durante o hiato do campeonato, Caetano assumiu vaga entre os titulares.

Nicolas Careca tem chances de aparecer como titular - Foto: Ailton Cruz

Os 11 escolhidos do CRB não devem ser grandes novidades para o técnico regatiano, que tem apenas uma dúvida no ataque. A disputa entre Alan James e Nicolas Careca vem se acirrando a cada rodada, principalmente após Careca ter marcado o gol de empate no duelo com o Coritiba.

Aal não pode contar com Alisson Farias, Emerson Negueba e Vitão, que já estiveram em outros clubes nesta edição da Copa do Brasil. Por isso, ele deve retornar todos os titulares poupados contra o Sampaio: Diogo Silva; Reginaldo, Gum, Caetano e Guilherme Romão; Marthã, Jean Patrick, Diego Torres e Renan Bressan; Erik e Nicolas Careca (Alan James).

Fortaleza

O momento do Leão na temporada é mágico. Depois de trocar Enderson Moreira pelo argentino Juan Pablo Vojvoda, o time só viu resultados que enchem os olhos da torcida. Além de conquistar o Campeonato Cearense, Vojvoda treinou a equipe quando o Leza eliminou o Ceará na Copa do Brasil, com um contundente 4 a 1 no agregado.

Além disso, o jovem treinador já tem 20 jogos pelo Fortaleza, com 13 vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas. A defesa tem sido uma das principais armas do treinador, nos últimos quatro triunfos tricolores na Série A vieram sem tomar gols, contra São Paulo, Corinthians, Bragantino e América Mineiro.

Vojvoda vem fazendo um grande trabalho no Leão do Pici - Foto: Kid Júnior / SVM

A defesa, porém, já tem um desfalque confirmado: Marcelo Benevenuto, por já ter atuado com a camisa do Botafogo na Copa do Brasil. Apesar disso, Vojvoda terá praticamente todo o seu plantel à disposição para mandar o que tem de melhor a campo. Jogando em casa, a última derrota do Fortaleza foi em 23 de março, contra o Santa Cruz.

Apesar do desgaste por terem jogado no final de semana pela Série A, Vojvoda não deve ver motivos para poupar a equipe, tanto que não tem ninguém suspenso. O ídolo Felipe Alves e o centroavante Wellington Paulista são dúvidas por estarem vindo de lesão, é provável que fiquem de fora. Com isso, o Leão do Pici deve ir com esses 11 iniciais: Marcelo Boeck; Tinga, Jussa e Titi; Yago Pikachu, Felipe, Ederson, Matheus Vargas (Ronald) e Lucas Crispim; David e Robson.

Arbitragem

Uma novidade para a partida será a presença do árbitro de vídeo, obrigatório nesta fase da Copa do Brasil. Em campo teremos Paulo Roberto Alves Junior (CBF-PR) no apito, com assistências de Rafael Trombeta (CBF-PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (CBF-PR), além de Lucas Paulo Torezin como quarto árbitro (CBF-PR) e Renan Aguiar da Costa (CBF-CE) como quinto.

Jogo terá a presença do VAR - Foto: Joílson Marcone/CBF

No VAR, o responsável principal será Adriano Milczvski (CBF-PR), ao lado de Luciano Roggenbaum (CBF-PR) e José Alexandre Barbosa Lima (CBF-RJ).