Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Semifinalistas da 2ª Divisão do Alagoano vivem jejum longe da elite

Zumbi vive maior tempo longe da divisão principal do futebol de Alagoas, enquanto CEO foi rebaixado recentemente

Não tem nada mais importante para um time que disputa a 2ª Divisão do Estadual do que um acesso. E como Alagoas limitou apenas um acesso por ano, esse sonho fica cada vez mais difícil e competitivo. Em 2023, apenas quatro clubes ainda têm a chance de retornar: Zumbi, Penedense, CEO e Dimensão Saúde. Apesar de serem times tradicionais, há um bom tempo estão longe da elite.

E cada um vive seu próprio martírio. O Zumbi é o clube que está há mais tempo fora da principal divisão do Estado. Fundado em 1954, o time viveu altos e baixos, mas durante o século 20, teve diversas participações na 1ª Divisão, são quatro, no total.

Leia também

A última delas foi em 1999, ano do rebaixamento. A campanha foi boa, mas, por conta de dois pontos, o Pantera ficou atrás do Capela e caiu de divisão, ao lado de Sete de Setembro e CSE. De lá para cá, a equipe bateu na trave quatro vezes para retornar, em 2017, 2018, 2021 e 2022.

O Zumbi está longe da elite há 24 anos.

Zumbi bateu na trave quatro vezes para retornar
Zumbi bateu na trave quatro vezes para retornar | Foto: Izidorio Fotografia

Já o tradicional Penedense está há menos tempo fora da elite, porém, sua falta é sentida por toda a população ribeirinha, pois o Alvirrubro é o time mais velho do Estado.

A última vez que o Penedense disputou a elite foi em 2016. Na época, o campeonato tinha dez clubes e o Alvirrubro precisou disputar o quadrangular do rebaixamento. Com apenas oito pontos em seis partidas, o Penedense caiu ao lado do Ipanema.

O time ainda disputou a Segundinha algumas vezes, mas não conseguiu retornar, desde então. Inclusive, passou um período licenciado, até retomar as atividades em 2022. O Penedense, inclusive, já foi campeão da Série B duas vezes, em 2000 e 2004. Em 1996, bateu vice-campeão da elite.

O Penedense está longe da elite há 7 anos.

Clube mais antigo de Alagoas, Penedense sonha com a elite
Clube mais antigo de Alagoas, Penedense sonha com a elite | Foto: Ascom/Penedense

O último classificado para as semifinais deste ano foi o Dimensão Saúde, que poucas vezes disputou a Primeira Divisão, mas já causou alguns barulhos. O Padre é o time mais jovem entre os classificados, já que foi fundado em 2001. Mesmo assim, teve seus momentos áureos.

Em 2017, faturou o título inédito da 2ª Divisão, desde então, esse é o maior troféu de sua curta história. Quando ainda mandava seus jogos em Capela, o Padre estreou bem na elite, com um honroso 6º lugar. Entretanto, em 2019, não aguentou a disputa com outras fortes equipes, sendo rebaixado na lanterna, com uma vitória em sete confrontos.

O Dimensão Saúde está longe da elite há 4 anos.

Dimensão não joga a elite desde 2019
Dimensão não joga a elite desde 2019 | Foto: Jailson Colácio/Murici

Por último, o CEO, uma das maiores forças do sertão alagoano, se não a maior. Parece que foi ontem que a Estrela do Sertão estava disputando a 1ª Divisão, mas bastou uma campanha ruim para o time capengar nos últimos anos.

Apesar de ter tido muitos rebaixamentos, no século 21 a presença do CEO na elite foi muito constante, com nove participações entre 2012 e 2021. Em 2013, inclusive, foi terceiro colocado, na frente do ASA, por exemplo. Antes do último rebaixamento, em 2021, o Tricolor vinha de cinco temporadas seguidas entre os melhores. Um recorde para a cidade de Olho d'Água das Flores.

Mas, em termos de Segundinha, o CEO também se destaca, já que foi campeão em 2011 e 2016.

O CEO está longe da elite há 2 anos.

CEO é o que está há menos tempo longe da primeira
CEO é o que está há menos tempo longe da primeira | Foto: Ailton Cruz

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas