Nesta quinta-feira (28), às 19 horas, o CRB entra em campo para um confronto que será um divisor de águas no segundo turno da Série B. O Galo vai enfrentar o Vasco, em São Januário, Rio de Janeiro, pela 21ª rodada da competição. A importância do embate está na briga pelo G4. Enquanto uma vitória pode colocar de vez o time regatiano na briga, uma derrota pode deixar o sonho de acesso ainda mais distante.
Cenário
Leia também
Apesar de a tabela não mostrar com efetividade, quem vive um momento melhor é o clube alvirrubro. Sem perder há nove partidas, o CRB deu um salto da lanterna direto para o 8º lugar, atualmente com 28 pontos. Passada a briga contra a queda, o principal objetivo é encostar no grupo dos quatro promovidos. Hoje, a distância é de seis pontos para o quarto colocado.
Já o Vasco tenta juntar os cacos, já que vem de três jogos sem vencer. Após um início magnífico, o Cruz-Maltino passou por uma turbulência nos bastidores, com troca de comando técnico. Mesmo assim, o Gigante da Colina segue com uma gordura confortável e está em 3º, com 35 pontos. O que alivia a mente do torcedor carioca é a distância para o quinto colocado, que hoje é de seis pontos.
CRB
Depois de um bom período empatando, a vitória da última semana, sobre o Novorizontino, deixou o clima ainda mais tranquilo no Ninho do Galo. E não é para menos, o primeiro turno de recuperação foi muito comemorado e, agora, o objetivo no returno é de chegar perto do G4. Além disso, o acúmulo de nove jogos sem perder coloca o Galo como um dos clubes mais difíceis de serem batidos.
Para encarar o Vasco, o time deve entrar em campo com uma formação um pouco mais defensiva. Além da dificuldade de jogar em São Januário, as melhores atuações regatianas foi quando teve menos posse de bola, aproveitando-se do contra-ataque. Com isso, o ataque deve ser formado por Emerson Negueba, Anselmo Ramon e Paulinho Moccelin.
Como Gum nem viajou para a capital carioca, Wellington, Diego Ivo e Iago Mendonça disputam vaga na defesa, porém, Wellington larga como o candidato mais forte, ao lado de Gilvan. Na lateral esquerda, Reginaldo deve ser mantido, ainda improvisado. A maior dúvida está no meio campo. Com o retorno de Marthã, Daniel Paulista ganhou mais uma boa dor de cabeça para definir sua dupla de volantes.
Contra o Novorizontino, Yago e Wallace começaram jogando. Entretanto, Claudinei, Marthã e Uillian Correia também são opções. Assim, a escalação regatiana deve ser: Diogo Silva; Raul Prata, Gilvan, Wellington Carvalho e Reginaldo; Yago (Marthã), Uillian Correia (Marthã ou Wallace) e Rafael Longuine; Emerson Negueba, Paulinho Moccelin (Gabriel Conceição) e Anselmo Ramon.
VASCO
Para quem viu o início de campeonato do Vasco, poucos imaginavam a crise que o clube estaria atualmente. Além de estar em um mês decisivo, onde tenta a aprovação da sua SAF, o Gigante da Colina vem tendo um desempenho sofrível. Após perder sua invencibilidade de 15 jogos, o time vascaíno caiu de desempenho com o técnico Maurício Souza, contratado após a saída de Zé Ricardo.
Os resultados deixaram a permanência de Maurício insustentável, ainda mais após a derrota para o lanterna Vila Nova, na última rodada. Com isso, o treinador foi demitido e o Almirante terá Emílio Faro no banco de reservas. Será o terceiro jogo do interino nesta Série B e, por enquanto, venceu todas os confrontos que comandou.
Na tentativa de voltar aos bons momentos, o interino deve escalar o time-base, que veio atuando durante toda a competição. O único reforço da janela, até aqui, foi Alex Teixeira, que ainda não pode entrar em campo. Porém, o time ganha o retorno do atacante Getúlio, que briga por uma vaga entre os titulares, no lugar de Raniel.
Fora isso, Emílio deve recolocar Yuri Lara no time titular, enquanto Zé Gabriel está suspenso. Quem também retornar é o zagueiro Anderson Conceição, ex-CRB, após cumprir suspensão. Já o lateral direito Gabriel Dias é dúvida. A provável escalação do Vasco para encarar o Galo é: Thiago Rodrigues; Léo Matos, Anderson Conceição, Quintero e Edimar; Yuri Lara, Andrey Santos e Nenê; Gabriel Pec (Palacios), Figueiredo e Raniel (Getúlio).
Arbitragem
Quem apita o embate entre vascaínos e regatianos em São Januário é Caio Max Augusto Vieira (CBF/RN). Caio terá como seus assistentes de campo Jean Márcio dos Santos (CBF/RN) e Lorival Cândido das Flores (CBF/RN). O quarto árbitro será Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (CBF/RJ). Na cabine do VAR, Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA/SP) será o árbitro de vídeo, enquanto Vitor Carmona Metestaine (CBF/SP) será o assistente.