A Agremiação Sportiva Arapiraquense completa 66 anos de existência nesta terça-feira (25). Fundado no dia 25 de setembro de 1952, o ASA carrega construiu uma história de luta, superação e muitas conquistas ao longo de sua curta, mas já vitoriosa trajetória, apesar da má fase, dentro e fora de campo, agravada após a eliminação - ainda na primeira fase - da Série D do Brasileiro.
Além dos sete títulos estaduais (1953, 2000, 2001, 2003, 2005, 2009 e 2011), os torcedores do Alvinegro arapiraquense também guardam na memória outros feitos, como os alcançados na Série C de 2009 e na Copa do Nordeste de 2013, sagrando-se vice-campeão em ambas as ocasiões, além da classificação heroica sobre o Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo, em 2002, pela Copa do Brasil.
Leia também
Por isso, o Fantasma ainda é motivo de orgulho não somente em Arapiraca, mas também entre aqueles que passaram a torcer pelo ASA mesmo à distância, ainda que esta mesma torcida - acostuma a celebrar conquistas importantes nos últimos anos - tenha passado a conviver com tantas incertezas.
E as duas últimas temporadas ajudam a explicar a série de tropeços. Em 2017, o time foi rebaixado da Série C para a Série D, após uma campanha desastrosa no Campeonato Brasileiro. Já no Estadual deste ano, quando a vaga na grande final já parecia confirmada, o time alvinegro acabou se despedindo com gol no último minuto da partida contra o campeão CSA, no Rei Pelé.
Já pela Série D deste ano, o Alvinegro acabou protagonizando mais um fiasco. O time não conseguiu sequer uma vitória na competição e acabou eliminado com uma rodada de antecedência. Isso fez com que o ASA encerrasse suas atividades em 2018 no dia 27 de maio, após a derrota para o Sergipe por 4x2, dando adeus ao campeonato na lanterna do grupo A7 e com apenas quatro pontos.
E em meio à expectativa da torcida por dias melhores, o ASA deve eleger, ainda este ano, a diretoria que terá a missão de já planejar a próxima temporada, quando o Fantasma vai disputar ao menos duas competições: Alagoano e Copa do Brasil.
Sem comemorações
Diante de cenário tão nebuloso, a atual diretoria não organizou nenhuma festa ou mesmo ato religioso para comemorar o aniversário do Alvinegro, como ocorrera em outros anos. No entanto, o clube usou as redes sociais para mandar uma mensagem ao torcedor. Confira, abaixo, a íntegra do comunicado:
"Hoje é uma data mais do que especial para o ASA, pois retrata 66 anos de uma história de superação, conquistas e paixão. Agradecemos a todos torcedores pelo incomensurável apoio. O ASA permanece forte e resistindo ao tempo, por vocês!"