Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Saiba o que as equipes alagoanas precisam fazer para se classificar na Série C

Azulão está perto de garantir sua classificação para a próxima fase da Terceirona; já o ASA ainda luta para sair da zona de rebaixamento

A Série C caminha para a reta final de sua primeira fase. Faltando apenas seis de 18 jogos, 18 pontos ainda estão em disputa. Contudo, com base naquilo que cada equipe vem apresentando, já é possível se fazer prognósticos sobre os representantes alagoanos. E para orientar o torcedor sobre o que seu time precisa fazer daqui em diante, a Gazetawebtraz a probabilidade para classificação e rebaixamento, apesar de o lanterna ASA ainda seguir com chances de avançar.

Portanto, comecemos pelo líder do grupo A, o CSA, que tem dois pontos de vantagem sobre o vice-líder Fortaleza, além de oito à frente do Cuiabá, quinto colocado. Mas apesar da boa fase, a liderança isolada ainda não garante o Azulão no mata-mata da Série C - avançando, o time do Mutange terá somente mais duas partidas para figurar entre os quatro clubes garantidos na Série B do ano que vem.

Leia também

É que o Azulão ainda depende de combinação de resultados para avançar à fase eliminatória se quiser a vaga vencendo apenas três dos seis confrontos que restam. O detalhe é que o CSA terá apenas mais dois jogos como mandante.

Em casa, o time de Ney da Matta segue invicto, mas também somou pontos importantes longe de Maceió - venceu Sampaio Corrêa-MA e Salgueiro-PE, empatando com o Remo-PA. No Rei Pelé, foram quatro vitórias e três empates, perfazendo um aproveitamento de mais de 71%.

E apesar de jogar a maioria das partidas fora de casa, quatro dos seis adversários que ainda vão enfrentar (Moto Club, Confiança-SE, Fortaleza e Cuiabá), apenas o Tricolor do Pici tem um bom aproveitamento dentro de casa, superior a 77%. As demais equipes somam menos de 45% cada, o que pode favorecer a equipe azulina.

Quanto a rebaixamento, a chance é praticamente nula, apesar de, matematicamente, esta possibilidade ainda existir. Hoje, a diferença para o primeiro clube a figurar no Z2, o Confiança, é de 11 pontos. Caso a distância seja mantida, com mais duas vitórias do CSA, esta possibilidade viria a ser descartada em definitivo.

No entanto, se considerarmos edições anteriores da competição, quando a Série C passou a ser disputada no formato atual, nenhuma equipe com mais de 22 pontos chegou a ser rebaixada. Portanto, os mais otimistas já podem se apegar à média observada entre os anos de 2012 e 2016*.

Já para a classificação, estima-se que uma consegue já se garantir nas quartas de final com 27 pontos, de modo que, hoje, o Azulão precisaria de apenas mais quatro para se aproximar do acesso.

ASA

A situação do Gigante, porém, é bem diferente. Acostumado a brigar na parte de cima da tabela da Série C, este ano, a equipe alvinegra não faz um bom Campeonato Brasileiro. Com apenas duas vitórias e na lanterna do seu grupo, equipe arapiraquense dá a entender que, em 2017, a briga vai ser mesmo para escapar da degola.

Mesmo ainda havendo possibilidade de classificação, esta é considerada remota, já que a equipe precisaria fazer uma campanha de líder, vencendo no mínimo cinco confrontos dos seis restantes para chegar aos 27 pontos - nos últimos quatro anos, apenas duas equipes se classificaram com pontuação inferior a esta.

Já para para fugir do Z2, precisaria de mais três vitórias e um empate, considerando a média alcançada pelas equipes que escaparam do rebaixamento nas últimas edições da Série C.

Nesta reta final, o Alvinegro enfrenta, em Arapiraca, Fortaleza, Moto Club, Cuiabá e Confiança. Longe de seus domínios, terá pela frente Salgueiro e Botafogo, com ambos os rivais ainda lutando por uma vaga no G4.

*O Campeonato Brasileiro da Série C de 2013 não entrou nos cálculos para média de classificação, pois, foi disputado com 11 equipes no Grupo A. 

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas