O Campeonato Alagoano chegou a sua fase final comCRBeCSA disputando o título, e ASA e Murici lutando pela terceira colocação. Mas, além de buscarem melhores posições, os quatro times também querem preencher o calendário de calendário de competições que irão disputar em 2018.
Conforme o regulamento do Estadual, os finalistas e o terceiro colocado garantem uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem. No entanto, mesmo se o ASA perder a decisão pelo terceiro lugar para o Murici, ainda terá a chance de se classificar pelo ranking da CBF, que é atualizado a cada ano, contabilizando pontos para as equipes de acordo com a participação de cada uma delas, conforme o desempenho ao longo da temporada.
Leia também
Já para a classificação à Copa do Nordeste, houve mudanças. Até o ano passado, campeão e vice se classificavam de forma direta para a fase de grupos. Mas, a partir deste ano, apenas o campeão alagoano terá vaga garantida, com o vice tendo que disputar uma espécie de "repescagem", com partidas de mata-mata, como acontece na fase preliminar da Copa Libertadores da América.
Ficou definido que nove campeões estaduais e três vice-campeões das federações melhores ranqueadas - Bahia, Pernambuco e Ceará, segundo a CBF - estarão classificados diretamente para a fase de grupos. Portanto, em 2018, apenas 16 clubes irão participar do Nordestão. O atual formato reuniu 20 equipes, divididas em cinco grupos com quatro times cada.