Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Revanche, rivalidade e calendário: o que vale ASA x Murici na semifinal do Alagoano?

Duelo deste final de semana mantém sonho de título vivo, porém, vale muito mais do que isso

Neste domingo (3) um belo confronto definirá o primeira finalista do Alagoano, que virá de ASA x Murici. As duas equipes duelam em Arapiraca, mas não é apenas uma vaga na final que está sendo disputada. Muitos fatores pesam para este confronto, seja um calendário para 2023, ou até mesmo por conta da rivalidade que vem crescendo desde 2010.

Quem conseguir se classificar para a decisão, já garante uma vaga na Série D de 2023, ao lado do Cruzeiro, campeão da Copa Alagoas. Isso se dá porque o classificado será o melhor time sem divisão do campeonato. Porém, caso o ASA chegue à decisão, mas consiga o acesso na Série D 2022, o Murici herdará a vaga para a Série D 2023.

Leia também

Além disso, não é apenas a vaga na Série D que vale. O regulamento do Campeonato Alagoano prevê que o campeão e o vice-campeão estarão classificados para a Copa do Brasil da próxima temporada. Como Alagoas tem apenas três vagas no torneio nacional, a terceira vaga será definida entre o terceiro colocado do Alagoano, contra o Cruzeiro, que venceu a Copa Alagoas, em partidas de ida e volta.

Para voltar a Copa do Brasil em 2023, ASA precisa eliminar o Murici do Alagoano
Para voltar a Copa do Brasil em 2023, ASA precisa eliminar o Murici do Alagoano | Foto: Ailton Cruz

O único torneio que ainda está com a situação indefinida é a Copa do Nordeste. Em 2022, Alagoas teve direito a três vagas, sendo duas delas na fase preliminar, que é realizada um ano antes. Porém, a FAF ainda aguarda a definição da Liga do Nordeste. A única garantia é que o campeão alagoano tem vaga na fase de grupos.

Revanche

Outra questão que movimenta o duelo é o sentimento de revanche por parte da torcida do ASA. Tudo isso começou no ano de 2010, quando Murici e ASA fizeram uma final inédita no Campeonato Alagoano. Após o Murici ganhar a 1ª fase e o ASA a 2ª (contra o próprio Murici), os clubes fizeram a "superfinal".

Em Murici, o Verdão conseguiu uma vitória imponente, sem dar chances, por 2 a 0. Depois, no duelo de volta em Arapiraca, o Verdão da Zona da Mata voltou a ser melhor e venceu por 2 a 1, sagrando-se campeão de Alagoas pela primeira vez. Quem estava presente naquele jogo era Júnior Viçosa e Jota, este hoje treinador interino do clube. Guêba e Rambo já jogavam no Murici e estão no clube nos dias atuais.

Murici foi campeão do Alagoano de 2010
Murici foi campeão do Alagoano de 2010 | Foto: Murici

Porém, não acaba por aí. O sentimento de revanche cresceu ainda mais em 2020. Após o ASA faturar a Copa Alagoas daquele ano, o clube chegou às semis do Estadual, contudo, foi eliminado. Na disputa de 3º lugar encontrou o próprio Murici. Enquanto o Fantasma precisava vencer para alcançar a Copa, o Verdão precisava para manter suas esperanças. E foi o que aconteceu. O Verdão venceu por 2 a 0, dentro de casa.

Com esse resultado, Murici e ASA tiveram que disputar, entre si, uma seletiva para chegar à Copa do Brasil de 2021. Dessa vez, duelos de ida e volta definiram o vencedor. Após um 2 a 2 em Murici, os clubes ficaram no 0 a 0 em Arapiraca. Nos pênaltis, o Verdão se deu melhor, por 4 a 2, e novamente derrotou o clube arapiraquense.

Os constantes encontros relevantes tornou o duelo uma rivalidade entre as cidades de Murici e Arapiraca. Entre 2020 e 2022, os dois clubes se enfrentaram em 12 oportunidades, inclusive pela Série D do Campeonato Brasileiro, em 2021. Mas, novamente o destino colocou os clubes frente a frente. Basta aguardar quem se sairá melhor.

Após estarem no mesmo grupo da Série D 2021, ASA e Murici se reencontram no Estadual
Após estarem no mesmo grupo da Série D 2021, ASA e Murici se reencontram no Estadual | Foto: Erivan Batista

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas