CRB campeão alagoano, CSA rebaixado à Série C do Brasileiro, Palmeiras com a taça do Brasileirão, Flamengo campeão da Copa do Brasil e da Libertadores, Argentina campeã da Copa do Mundo e tantos outros títulos dos clubes e de atletas brasileiros, que foram destaques no ano que se encerra.
Também houve perdas. As piores delas, para os brasileiros, foram a eliminação precoce da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar, quando perdeu para a Croácia, e o falecimento do Rei do Futebol, Pelé.
Leia também
Acompanhe abaixo os destaques que movimentaram o esporte em 2022!
CRB
Ao contrário do rival azulino, o CRB teve uma temporada amena. Apesar de não brigar pelo acesso no Brasileiro da Série B, vivenciou uma reta final tranquila. O Galo terminou a Segundona em 11º lugar, com 50 pontos.
Antes disso, lá no começo do ano, ainda conquistou o título estadual, seu 32º troféu no Alagoano. A final foi disputada no dia 13 de abril e o Galo venceu o ASA, por 2 a 0, e comemorou a conquista no Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca.
Já na Copa do Nordeste, o Alvirrubro caiu nas semifinais, quando perdeu para o Sport, por 3 a 1, no dia 27 de março, na Arena Pernambuco. E na Copa do Brasil o Galo não foi feliz. Foi eliminado de forma precoce da competição, ao perder para a Portuguesa-RJ, por 1 a 0, em março, no Estádio Luso Brasileiro.
CSA
O Azulão teve um ano que deixou a desejar para o seu torcedor. Em todo o decorrer de 2022, a situação desandou no clube. Na Copa do Nordeste, chegou como favorito no duelo com o Sport, nas quartas de final, mas foi eliminado. No Rei Pelé, deu empate, por 0 a 0, e a decisão foi para os pênaltis, onde o Sport venceu, por 3 a 1, indo às semifinais e deixando os azulinos para trás.
No Campeonato Alagoano, o CSA também decepcionou. Nem chegou às finais, que ficaram a cargo de ASA e CRB. Na Copa do Brasil, o Azulão caiu na 3ª fase, ao perder os dois jogos para o América-MG, por 3 a 0 e por 2 a 0, respectivamente.
Nos bastidores, o Azulão também se deu mal. O então presidente do Conselho Deliberativo, Rafael Tenório, fez duras críticas ao atraso nas obras do novo Centro de Treinamentos, gerando uma crise sem precedentes entre ele e o então presidente-executivo, Omar Coêlho.
Diante de tantas confusões, no início desse mês de dezembro, Coêlho renunciou ao cargo de presidente, assumindo, assim, a presidente do Conselho Deliberativo, Mírian Monte.
Antes dessas intrigas que culminaram com a renúncia de Coêlho, houve a campanha decepcionante no Brasileiro da Série B, que foi de mal a pior, pois o time acabou sendo rebaixado à Série C. O caos na Segundona se deu na última rodada, uma vez que o CSA teria de vencer o Cruzeiro-MG, fora de casa, e torcer por uma derrota do Novorizontino. Porém, o clube paulista venceu o seu jogo e o Azulão sofreu uma derrota, de virada, para o Cruzeiro, por 3 a 2, confirmando a degola. Resultado: decepção total para a nação azulina.
ASA
O ano do Gigante parecia que seria igual a temporadas anteriores, com participações discretas. Mas a equipe mostrou o contrário. Apesar de ter sido eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil para o Cuiabá, em fevereiro, o ASA deu um show no Campeonato Alagoano. Com apenas uma derrota, a equipe ficou em 2º lugar na fase classificatória. E, após tirar o Murici nas semifinais, o Alvinegro acabou como vice-campeão do Estadual, após derrotas (ida e volta) para o CRB.
Na Série D, mas um show do Fantasma. A equipe se classificou na liderança do seu grupo e foi forte para o mata-mata, onde eliminou Afogados e Rio Branco-AC. O ASA chegou até as quartas de final, que valeram o acesso para a Série C. Contudo, o time parou no Pouso Alegre e ficou sem o acesso, terminando em 5º na Série D.
O futebol alagoano ainda teve um ano recheado de conquistas. O Cruzeiro sagrou-se campeão inédito da Copa Alagoas. Já na Série B do Alagoano, o Coruripe fez valer sua tradição para garantiu o troféu e o retorno para elite. Já a UDA manteve a hegemonia para levar o título do Campeonato Alagoano Feminino. O ano foi péssimo para o Jaciobá, que acabou rebaixado na 1ª Divisão do Estadual.
BRASILEIRÃO
A Série A foi conquistada de maneira tranquila pelo Palmeiras. Com uma campanha impecável, o Verdão fez 81 pontos e terminou a competição com apenas três derrotas. Foi o 11º título do Brasileirão conquistado pelo time paulista. Já o vice foi o Fluminense. Porém, o Brasileirão ainda decretou as quedas de Ceará, Atlético-GO, Avaí e Juventude.
Já na Série B, o Cruzeiro foi mais um com a campanha invejável. Líder em boa parte do campeonato, a Raposa levantou o troféu inédito com 78 pontos. Grêmio, Vasco e Bahia ainda conquistaram o acesso.
Na Série C, mais um time paulista brilhou: o Mirassol. Em uma crescente incrível, o clube foi campeão sobre o ABC. Na Série D, que ficou com o troféu foi o América de Natal, após vencer o Pouso Alegre.
COPA DO BRASIL
O Flamengo foi o campeão da Copa do Brasil 2022, na disputa com o Corinthians, nos pênaltis, o Mengão venceu o adversário, por 6 a 5, depois de 0 a 0, no jogo de ida, e de 1 a 1, no de volta, e se tornou tetracampeão da competição nacional.
LIBERTADORES
O Flamengo foi também o campeão da Copa Libertadores. Em disputa com o Athletico-PR, o Rubro-Negro ficou com a taça, após vencer o Furacão, por 1 a 0, com gol de Gabigol. Foi o terceiro título do clube carioca na competição, que o tornou o brasileiro com mais título de Libertadores ao lado de Grêmio, Santos, São Paulo e Palmeiras (3 cada).
COPA SUL-AMERICANA
O Independiente del Valle (Equador) conquistou o bicampeonato do torneio após derrotar o São Paulo na final por 2 a 0. Com o título, o clube tem vaga garantida na Libertadores da América de 2023.
FUTEBOL EUROPEU
Na Europa, a Champions League teve uma de suas edições mais malucas. Mesmo com um elenco pouco experiente, o Real Madrid fez valer a força da camisa e sagrou-se campeão do torneio pela 14ª vez. Marcada por grandes viradas, a equipe espanhola despachou PSG, Chelsea, Manchester City no mata-mata. Já na final, no dia 22 de maio, venceu o Liverpool por 1 a 0, com gol do brasileiro Vinícius Jr.
Na Europe League, deu zebra. Após eliminar times como Barcelona e West Ham, o Eintracht Frankfurt conquistou seu segundo título da competição, após vencer o Rangers nos pênaltis. Já na inédita Conference League, a Roma superou o Feyenoord por 1 a 0 e ficou com o caneco.
COPA DO MUNDO
A Argentina foi a grande campeã da Copa do Mundo de 2022, após vencer a França, por 4 a 2, nos pênaltis. O jogo tinha terminado empatado, por 2 a 2, no tempo normal, e por 3 a 3, na prorrogação, no dia 18 de dezembro, no estádio Lusail, no Catar.
O Mundial ainda ficou marcado pelas grandes zebras e eliminações precoces de grandes seleções como Bélgica e Alemanha, que se despediram da competição na fase de grupos.
No mata-mata, outras seleções surpreenderam. A Croácia chegou em sua segunda semifinal de Copa de forma consecutiva. Já Marrocos foi a primeira seleção africana a atingir a fase semifinal na história das Copas.
SELEÇÃO BRASILEIRA
Enquanto a Argentina levantou o troféu, a Seleção Brasileira mais uma vez decepcionou. Comandada no Mundial pelo técnico Tite, a Canarinha se despediu do Catar nas quartas de final, ao perder para a Croácia, nos pênaltis, por 4 a 2. No tempo normal, deu 0 a 0 o placar. Depois, na prorrogação, o placar também foi um empate, desta vez por 1 a 1. E a Seleção Brasileira voltou mais cedo para casa.
LUTO: ADEUS A PELÉ
Além da perda da Copa do Mundo, o Brasil também teve outra perda: o falecimento do seu Rei do Futebol, Pelé, que nos deixou na tarde do dia 29 de dezembro, por complicações do câncer do cólon.
OUTROS ESPORTES
O Brasil teve um ano especial nas mais diversas modalidades esportivas. Vejamos! Na maratona aquática, Ana Marcela foi campeã mundial na Hungria. Já Alison dos Santos levou o ouro nos 400m com barreira, no Mundial de Atletismo.
Rebeca Andrade levou dois ouros no Mundial de Ginástica, enquanto a Fadinha Rayssa Leal foi ouro na Liga Mundial de Skate.