Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Penedense supera Zumbi e é tricampeão da 2ª Divisão do Alagoano

Nos pênaltis, time ribeirinho brilha e está de volta à elite do futebol alagoano em 2024

Foram sete anos de espera, de muita luta, dificuldades, mas o Penedense está de volta à elite do futebol alagoano na próxima temporada. Neste domingo (13), o Penedense conseguiu superar o Zumbi na grande final da 2ª Divisão, nos pênaltis, e se consagrou tricampeão da competição.

No tempo normal, os times voltaram a empatar por 0 a 0, assim como no jogo de ida. Entretanto, nas penalidades máximas, os jogadores alviverdes foram displicentes e o Jacaré venceu por 3 a 1, com gols de Jeffinho, Sorin e Didinho. Alexandre ainda defendeu uma penalidade.

Leia também

Com isso, o Penedense se torna o maior campeão da história da 2ª Divisão de Alagoas, ao lado do Santa Rita, ambos com três títulos. O Alvirrubro foi campeão em 2000, 2004 e agora em 2023. A equipe disputará a primeira divisão no lugar do Desportivo Aliança, rebaixado nesta temporada.

Já o Zumbi fecha uma temporada com muita frustração. O time palmarino fica com o vice-campeonato pelo terceiro ano seguido e já são cinco nos últimos sete anos. O Pantera terminou a Segundinha em 2º lugar em 2017, 2019, 2021, 2022 e 2023.

1º TEMPO

Com o Estádio Alfredo Leahy lotado em pleno Dia dos Pais, o clima de decisão estava evidente. Porém, a partida começou muito pegada, sem grandes jogadas ofensiva, principalmente pelo fato de as equipes estarem preocupadas com a defesa. Diferentemente do primeiro jogo, o Penedense começou melhor, pisando mais no campo de ataque.

Apesar disso, o Zumbi fez valer sua forte defesa e segurou os ataques. A alternativa para o Pantera foram as jogadas pelo alto. Aos 20 minutos, Xilú recebeu pelo alto e acertou o cabeceio, mas Diogo defendeu. Com 33 minutos, Kayllan cobrou falta pelo lado esquerdo, a bola quicou na pequena área e Alexandre agiu rápido para conseguir encaixar.

Fora isso, nada de o Penedense dar trabalho para Diogo. Aos 37min, Dakson tentou cruzamento para Xilú, mas a bola foi na rede, por fora. Na primeira etapa, o 0x0 persistiu, o que levava o duelo para os pênaltis.

2º TEMPO

As equipes voltaram sem mudanças para mais 45 minutos de emoção. O Zumbi seguiu no contra-ataque e, aos 6min, Alex lançou Pedrinho e ele não alcançou a redonda. A resposta alvirrubra veio aos 11 minutos, quando o escanteio foi batido pelo lado esquerdo e Xilú tentou de cabeça, mas a bola passou pelo lado.

Novamente na bola parada, Dakson assustou os palmarinos, aos 17min. Em uma cobrança de falta despretensiosa, a bola ficou na direção do gol e Diogo precisou tirar o perigo. Com 21 minutos, Kayllan cobrou falta de longe e Alexandre encaixou. Em um dos lances mais perigosos, Batata tentou de fora, aos 23min, e a bola passou pertinho da trave.

A partida começou a ficar faltosa, mas o Penedense buscou se impor no campo de ataque. A dificuldade era apenas fazer com que a bola chegasse na área. Aos 32min, em lance rápido, Nito mandou para Tesouro dentro da área. Mas o atacante não chegou a tempo e perdeu a oportunidade de abrir o placar.

Nos minutos finais, os dois clubes pareciam aceitar a chegada das penalidades, sem forçar tanto. A arbitragem indicou seis minutos de acréscimos, onde o Penedense buscou o gol. Com 48min, Buga pegou um chutaço de fora, para uma defesaça de Diogo. Na sequência, a chance foi de Joanderson, de cabeça, a mas a bola passou pertinho. Não teve jeito, aos 51min, fim de jogo e decisão na marca da cal.

Pênaltis

O Zumbi começou batendo, com Alex. Mas o zagueiro mandou direto na trave. Jeffinho foi com a responsabilidade de colocar o Penedense na frente e bateu firme, no lado esquerdo: 1 a 0 para o Penedense. Pedro Lucas foi bater o segundo do Zumbi, e foi no meio: 1 a 1. Entretanto, a vantagem ainda era alvirrubra e Sorin marcou o segundo sem problemas. Na sequência, Batata cobrou para o Pantera e Alexandre pegou.

O Penedense tinha a faca e o queijo na mão para faturar o título. Didinho foi para a terceira cobrança e marcou: 3 a 1. Com essa situação, o Zumbi ficou a um pênalti perdido da eliminação. Arthur foi para a cobrança e isolou, garantindo o título do Penedense.

FICHA TÉCNICA

Penedense - Alexandre; Jeffinho, Ramos, Marcelo e Plorinno; Sorin, Buga e Dakson (Didinho); Darlisson (Bruno Tesouro), Xilú (Nito) e Neto (Joanderson). Técnico: Jaelson Marcelino.

Zumbi - Diogo; Kayllan, Gabriel, Alex e Wesley; Pedro Lucas, Jair Amaral, Batata e Natalício (Aleluia); Pedrinho (Lalinho) e Alex Pernambucano (Arthur). Técnico: Elenilson Santos.

Pênaltis do Penedense - Jeffinho (gol), Sorin (gol), Didinho (gol)

Pênaltis do Zumbi - Alex (perdeu), Pedro Lucas (gol), Batata (perdeu), Arthur (perdeu)

Cartões amarelos - Darlisson (PEN), Pedrinho (ZUM), Kayllan (ZUM)

Árbitro - Rafael Carlos Salgueiro Lima (CBF/AL)

Assistentes - Rondinelle dos Santos Tavares (CBF/AL) e Maxwell Rocha Silva (CBF/AL)

Quarto árbitro - João Paulo dos Santos Nascimento (FAF)

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas