Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Pedro Consiglio é vice-campeão mundial e representa AL ao lado de gaúcho no Macena Open de BT

Macena Open de Beach Tennis começou nesta quarta-feira (3) e se estende até o dia 7, na praia do Francês, em Marechal Deodoro

O Macena Open de 2022 começou, nesta quarta-feira (3), mesmo debaixo de chuva. O primeiro dia do torneio foi dedicado às qualificações, tanto na categoria masculina, quanto na feminina.

Pedro Consiglio será um dos representantes de Alagoas na chave principal, atuando ao lado do gaúcho Natã Porte. Vice-campeão mundial juvenil, defendendo as cores do Brasil no ano passado, ele vai contar com o apoio da torcida e dos familiares jogando justo no local onde cresceu:

Leia também

"Jogar dessa vez na minha Praia onde cresci será incrível , será muito emocionante, meus primos vieram de Belo Horizonte para me assistir, meus amigos vão vir, vai ser uma energia muito maravilhosa", disse o atleta que jogará o segundo torneio ao lado do gaúcho: "Passamos umas duas semanas treinando juntos, depois no torneio anterior no Recife furamos o quali , entramos na chave. Conseguimos pegar um entrosamento muito bom com os treinos e com os jogos, acho que estamos bem entrosados.

Ao todo serão trinta e duas partidas na Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL), no evento BT 400 com premiação total de US$ 40 mil e com 470 pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis. A competição é recorde mundial em número de atletas com 1.680 inscritos e 2.640 inscrições entre profissionais e amadores com atletas de nove países (Brasil, Chile, Paraguai, Espanha, Itália, França, Letônia, Aruba e Venezuela).

Native foi um dos percussores na popularização do Beach Tennis em Marechal Deodoro
Native foi um dos percussores na popularização do Beach Tennis em Marechal Deodoro | Foto: Cortesia

Beach Tennis em Alagoas começou na Praia do Francês há nove anos

Ao passo que a Praia do Francês, em Marechal Deodoro, recebe o maior torneio do mundo em número de atletas em eventos da Federação Internacional de Tênis e Confederação Brasileira de Tênis, o local foi onde tudo começou para o esporte no estado de Alagoas, há pouco menos de nove anos, em outubro de 2013.

Native Paulo Daniel foi quem deu o start no esporte: "Começamos com uma brincadeira em 2013, vimos pela internet um jogo, então pedimos umas raquetes e começamos a brincar dentro de minha academia em uma quadra de vôlei de praia. Eu, Jorge Consiglio, Heraldo, Ney, brincamos. Fui participar de um torneio em Salvador (BA) no começo de 2013 e peguei gosto. Fiz contato com o diretor de Beach Tennis nacional na época, ele trouxe um ônibus de Natal (RN), João Pessoa (PB) com 44 pessoas e conseguimos juntar mais quarenta em Alagoas e realizamos o primeiro torneio com mais de 80 participantes em quatro quadras aqui na Praia do Francês".

Native comemorou o sucesso do esporte no estado com o tamanho do evento Macena Open: "Nunca poderia imaginar que teríamos um torneio dessa envergadura. Começamos com muita dificuldade, brigando para fazer torneios e ver esse recorde nesse evento hoje me dá muita alegria e só tenho a parabenizar todos os organizadores".

Hoje Marechal Deodoro conta com uma arena específica para o esporte e mais quadras espalhadas pela Praia do Francês: "Temos vários praticantes aqui e em Alagoas só aumenta, é um esporte muito inclusivo, de fácil acesso e isso tudo faz do Beach Tennis o que ele é hoje. Estamos em uma das praias mais lindas do Brasil"

A competição é uma das mais importantes do circuito mundial com premiação total de US$ 40 mil na categoria BT 400 e 470 pontos no ranking mundial com transmissão ao vivo das semis e finais pelo Sportv. A transmissão restante do evento será pelos canais Play BT na quadra central.

A chave principal será sorteada na noite desta quarta-feira, quando os principais atletas do mundo irão conhecer seus adversários. O início será a partir das 12h desta quinta-feira, dia 4, com oito atletas do top 10 mundial no masculino e mais oito no feminino.

Entre os homens estarão o número 1, o espanhol Antomi Ramos, atuando ao lado do italiano Diego Bollettinari. O número 3 do ranking, o italiano Mattia Spoto, joga com o francês Nicolas Gianotti, 5º colocado. O sexto do ranking, o catarinense André Baran, soma seu melhor ranking e joga com o italiano Tomaso Giovaninni, sétimo. O francês Theo Irigaray, 8º, joga com o italiano Doriano Becaccioli, 11º. Os números nove e dez, Allan Oliveira e Thales Santos, nono e décimo, formam a principal dupla brasileira.

Entre as mulheres, Nicole Nobile, 3ª, joga com a também italiana Sofia Cimatti, 5ª. Rafaella Miiller, 4ª colocada e principal do Brasil, atua com a venezuelana Patrícia Diaz, 6ª. A italiana Flaminia Daina, 7ª, joga com a brasileira Sophia Chow, 13ª. As brasileiras Vitória Marchezini, de 16 anos, e Marcela Vita, ambas oitavas do mundial, formam a principal dupla brasileira. Joana Cortez, 10ª, atua com a italiana Veronica Casadei, 16ª.

Ação solidária para vítimas de enchentes - O Macena Open tem entrada para o público geral com ingresso em 1kg de alimento que será doado para as vítimas das enchentes recentes de Marechal Deodoro que será distribuída pela assistência social do município. O ingresso dá lugar a entrada para todas as quadras exceto a Central disponível apenas aos atletas inscritos no torneio.

Programação Prévia:

4/08 - Torneio Amador por Idades e Duplas Masculino e Feminino - Final do Quali pela manhã a partir das 9h e chave principal profissional não antes das 12h

5/08 - Duplas Masculino e Feminino e Início Duplas Mistas Amador

6/08 - Finais Duplas Masculina e Feminina Profissional e Início Duplas Amadoras Masculino e Feminino

7/08 - Eliminatórias/Finais Duplas Amadoras e Duplas Mistas Profissional

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas