Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Nos pênaltis, CSE vence o ASA e é campeão inédito da Copa Alagoas

Tricolorido segura empate no tempo normal e conta com uma grande atuação de Pedro Campanelli para garantir o título inédito

O CSE é campeão da Copa Alagoas de 2023! De maneira inédita, o time palmeirense foi até o Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, na noite desta quarta-feira (29), e venceu o ASA na decisão por pênaltis para garantir o título da competição. No tempo normal, os rivais empataram por 1 a 1, já nos pênaltis, Pedro Campanelli brilhou e garantiu a vitória por 5 a 4.

Nos primeiros 45 minutos, o Tricolorido abriu o placar com Filipe Ramon, mas sofreu o empate logo em seguida, após gol contra de Baggio. Na marca da cal, o goleiro Pedro Campanelli pegou duas cobranças e ainda foi responsável pelo gol do título.

Leia também

O título inédito do CSE vem em ótima hora. Além do caneco, o clube palmeirense garantiu seu lugar na Série D do ano que vem, e uma vaga na seletiva da Copa do Brasil, contra o Murici. Confira como foi ASA (4) 1x1 (5) CSE no Tempo Real da Gazetaweb.com! Clique aqui!

Jogadores do CSE fizeram uma linda festa no Coaracy da Mata
Jogadores do CSE fizeram uma linda festa no Coaracy da Mata | Foto: Ailton Cruz

No calendário, o ASA terá mais uma decisão pela frente, além de pouquíssimo tempo de descanso. Neste sábado (1º de abril), o Fantasma encara o CRB, no mesmo Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, pela ida da final do Alagoano. Já o CSE se despede da temporada oficialmente e seguirá preparação visando às competições de base e o Campeonato Alagoano de 2024.

PRIMEIRO TEMPO

O jogo começou debaixo de um temporal tremendo, que deixou o campo completamente pesado. Mas nem por isso as equipes deixaram de atacar. O ASA tentou logo no primeiro minuto, com Everton Heleno, mas o meia desperdiçou. Com 2min, foi a vez de o CSE assustar. Geovânio avançou forte pelo lado direito e cruzou com perigo para Jeferson, que pegou errado, tocando por cima do travessão.

Os movimentos rápidos não pararam, e os rivais estavam em uma ligeira trocação. Com 13min, Anderson Feijão arriscou uma finalização de fora da área, mas a bola não alcançou o alvo. Quem chegou perto de acertar foi Filipe Ramon, com 20min. O meia tricolorido mandou um chutaço do meio da rua e a redonda passou com muito perigo, pertinho da trave.

Jogo começou muito aberto, com boas chances para os dois clubes
Jogo começou muito aberto, com boas chances para os dois clubes | Foto: Ailton Cruz

Mas o meia não desistiu, e seguiu tentando. Com 25 minutos, Filipe tentou mais uma vez de longe, e dessa vez não deu para Renan Rinaldi. O chute veio forte e ainda desviou no meio do caminho, estufando as redes para abrir o placar em favor dos palmeirenses: 1 a 0.

O gol repentino deixou o Alvinegro em uma situação delicada, precisando virar para conquistar o título. Contudo, a vantagem palmeirense não durou muito tempo. Com 28min, em jogada pela esquerda, Wendel bailou e fez um levantamento perigoso. Na tentativa de cortar pelo alto, Miguel Baggio pegou errado e desviou para o próprio gol, deixando tudo igual em Arapiraca: 1x1.

ASA teve uma reação rápida, mas arrancou empate com gol contra de Baggio
ASA teve uma reação rápida, mas arrancou empate com gol contra de Baggio | Foto: Ailton Cruz

Em apenas meia hora, o confronto já era digno de uma final, e seguiu extremamente disputado. Com a chuva de volta, o confronto passou a ficar mais lento, mas não faltou vontade nas equipes. Abusando dos chutes de longe, Geovânio arriscou uma bomba aos 40 minutos, mas Renan Rinaldi espalmou para salvar o Gigante.

O goleiro anda teve uma participação fundamental para segurar o empate. Com 45 minutos, Cotia colocou a bola na cabeça de Júnior Goiano, que cabeceou no chão e obrigou o arqueiro a fazer uma linda defesa. Aos 49min, o árbitro encerrou a primeira etapa, empatada por 1x1.

SEGUNDO TEMPO

Os dois times voltaram esfomeados no segundo tempo, já na busca pelo segundo tento. O CSE assustou com 3min, quando Didinho foi lançado na área e tentou um cruzamento que passou rente ao gol. Com o empate levando a decisão para os pênaltis, os rivais se viram em uma necessidade extrema de partir para o ataque.

E foi o que o ASA fez. Com 11min, Pedro Campanelli impediu o gol de Everton Heleno. Já aos 12, Lúcio Maranhão perdeu um gol feito. Vitinho chegou livre na ponta direita e tocou na pequena área para o atacante marcar. Porém, o camisa 9 pegou errado na bola e mandou pela linha de fundo. Lúcio ainda perdeu um lance claro aos 18min. Feijão cruzou perfeitamente e o atacante furou na marca da cal.

Alvnegro voltou um pouco melhor na etapa final
Alvnegro voltou um pouco melhor na etapa final | Foto: Ailton Cruz

O Fantasma, porém, não parou de atacar, em busca da virada. Com 21 minutos surgiu uma chance claríssima. Wendel venceu a marcação de Cotia e tocou na área para Everton Heleno, que chegou chutando forte. Porém, para a sorte tricolorida, Pedro Campanelli fez uma defesaça.

Em seu pior momento no jogo, o CSE ficou um pouco mais retraído na defesa, esperando o ASA. O Alvinegro seguiu atacando. Com 36min, Didira teve uma chance muito clara, dentro da área, mas finalizou fraco e facilitou a vida de Campanelli.

Já com 45 minutos, a chegada dos pênaltis era quase inevitável, mas quase o ASA impediu. Feijão cobrou escanteio pela direita e Tito cabeceou com muito perigo, tirando tinta da trave. A última chance foi aos 49min, em falta de Feijão, mas a bola foi para fora. Aos 50min, o apito final soou, decretando o empate no tempo normal.

Pênaltis

O primeiro a cobrar foi Anderson Feijão, craque alvinegro, mas quem brilhou foi Campanelli, que fez uma boa defesa. Com a chance de abrir vantagem para o CSE, Filipe foi seguro, mas Renan também defendeu. No segundo pênalti do ASA, veio a prova que não era dia dos batedores. Wendel foi para a bola, mas mandou para fora. Hélton, na sequência, bateu bonito e finalmente abriu o placar: 1x0.

Com um peso grande nas costas, Lúcio Maranhão converteu com um belo gol: 1x1. Mas, Jeferson bateu bem na sequência, sem chances para Renan: 2x1. Zé Wilson, porém, voltou a deixar tudo igual no quarto pênalti: 2x2. Rogerinho teve tudo para manter a vantagem tricolorida, mas bateu mal e Renan fez uma linda defesa, a segunda dele no jogo.

Renan Rinaldi até pegou duas cobranças, mas não conseguiu dar título ao ASA
Renan Rinaldi até pegou duas cobranças, mas não conseguiu dar título ao ASA | Foto: Ailton Cruz

Na última cobrança, Didira colocou o ASA na vantagem, deixando toda a pressão nas costas de Claudevan. Mas o volante foi frio e fez um golaço: 3x3 e os times foram para as mortes súbitas. Fidelis abriu as alternadas e fez o seu: 4x3.

Cleyton, sem poder perder, mandou bem demais e empatou novamente: 4 a 4. Fábio Aguiar, capitão, porém, perdeu logo na sequência, deixando a responsabilidade para o goleiro Pedro Campanelli. E o desfecho não poderia ser outro: bola no gol e CSE campeão da Copa Alagoas 2023!

Pedro Campanelli fo o nome do título do CSE
Pedro Campanelli fo o nome do título do CSE | Foto: Ailton Cruz

FICHA TÉCNICA

ASA - Renan Rinaldi; Lázaro (Michel Tiago), Lídio (Didira), Fábio Aguiar e Wendel; Zé Wilson, Fidelis e Everton Heleno (Tito); Anderson Feijão, Vitinho e Lúcio Maranhão. Técnico: Sidney Moraes.

CSE - Pedro Campanelli; Léo Cotia, Miguel Baggio, Júnior Goiano e Kainandro (Fernando); Cleyton, Claudevan e Filipe Ramon; Didinho (Helton), Geovânio (Rogerinho) e Jeferson. Técnico: Jaelson Marcelino.

Gols - Filipe Ramon (CSE - 25'/1T), Miguel Baggio (gol contra - 28'/1T)

Cartões amarelos - Cleyton (CSE), Claudevan (CSE), Anderson Feijão (ASA), Everton Heleno (ASA), Rogerinho (CSE)

Pênaltis ASA - Anderson Feijão (perdeu), Wendel (perdeu), Lúcio Maranhão, Zé Wilson, Didira, Fidelis, Fábio Aguiar (perdeu)

Pênaltis CSE - Filipe Ramon (perdeu), Hélton, Jeferson, Rogerinho (perdeu), Claudevan, Cleyton, Pedro Campanelli

Árbitro - Márcio dos Santos Oliveira (CBF/AL)

Assistentes - Pedro Jorge Santos Oliveira (CBF/AL) e Benilson dos Santos (CBF/AL)

Quarto árbitro - Gleito Lins Vieira (FAF)

Quinto árbitro - Widcir Santana de Oliveira (FAF)

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas