O fim do primeiro turno da Série B teve um novo integrante na metade de cima da tabela: o CSA. Desde a chegada de Ney Franco, o time alagoano teve uma grande crescente e parece ter afastado de vez as ameaças do Z-4, principalmente por estar nove pontos à frente do 17º colocado. Porém, um dos principais fatores para o sucesso é a defesa azulina, que chegou a quatro partidas sem ser vazada.
Desde sua última derrota, contra o Remo, o Azulão emplacou quatro partidas sem derrotas, sendo três vitórias e um empate, todos sem ser vazado. Conhecido por ser um técnico mais conservador, Ney Franco parece ter encontrado seu quarteto defensivo ideal com Ernandes e Éverton Silva nas laterais, além de Lucão e Matheus Felipe na zaga.
Leia também
Contra Avaí, Confiança, Coritiba e Brasil, apenas contra o Coxa os quatro titulares não estiveram presentes juntos, por conta do desfalque de Lucão. Inclusive, nas últimas duas derrotas, contra Botafogo e Remo, o quarteto titular também estava desfalcado. Éverton Silva não atuou nas duas derrotas por conta de condicionamento físico.

A evolução da defesa azulina é notória. Nos nove jogos em que Ney Franco não comandou o CSA, o Azulão sofreu nove gols e teve quatro derrotas. Já com Ney no comando técnico, nas 10 partidas seguintes, o time marujo sofreu apenas sete gols e duas derrotas, levando para o 10º lugar na tabela de classificação.
Para a próxima rodada, contra o Náutico, o quarteto defensivo do CSA deve ser titular novamente. A única dúvida que fica é se o goleiro Thiago Rodrigues poderá retornar, após sentir dores no ombro. A partida será um grande teste para a defesa, já que o time pernambucano tem o quarto melhor ataque da Série B, com 24 gols marcados.
Jogos de Ney Franco pelo CSA (em negrito, quando não foi vazado):
- CSA 0 x 1 Goiás
- Operário 0 x 2 CSA
- CSA 2 x 2 Vasco
- CSA 2 x 1 Vitória
- Botafogo 2 x 0 CSA
- Remo 1 x 0 CSA
- CSA 0 x 0 Avaí
- Confiança 0 x 2 CSA
- CSA 3 x 0 Coritiba
- Brasil 0 x 1 CSA