Na berlinda! CRB e Vitória decidem suas vidas na Série B, nesta segunda, em Maceió
Confronto é válido pela penúltima rodada. Enquanto o Galo luta por uma vaga no G4, Leão da Barra pode deixar o Z4, caso surpreenda no Trapichão
Nesta segunda (22), CRB e Vitória duelam às 18h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pela 37ª rodada da Série B do Brasileiro. Restam duas partidas para o fim do torneio e as equipes vivem situações distintas. O Regatas é o 6º colocado, com 57 pontos, e o Leão da Barra, o 18º, com 41, nesta ordem. No último compromisso, o Galo perdeu de 1 a 0 para o Brusque, no Augusto Bauer, e o Rubro Negro aplicou 3 a 0 no Cruzeiro, em Salvador.
Tudo em um só lugar.
Receba as principais notícias do Gazeta Esportes no WhatsApp e fique por dentro de tudo!

O confronto é muito alentado, pois tem tudo para sentenciar a vida de ambos na competição. Se os alagoanos vencerem, vão para a partida final com chances reais de classificação. Por outro lado, o Rubro-Negro pode sair da zona da degola se levar a melhor. De certo, o empate não vai ajudá-los, assim como aconteceu no 1º turno, no Barradão, quando Marcinho e Júnior Brandão definiram o placar final de 1 a 1.
Leia também
Aliás, este foi o 24º duelo entre ambos na história, o 6º empate (25%), segundo o site OGol. Até então, o time baiano é superior com 11 conquistas (46%) e 40 gols, contra sete triunfos (29%) e 28 bolas na rede dos alagoanos. Detalhe: o CRB não vence o adversário há 11 anos, desde a fase de grupos do Nordestão de 2010: 1 a 0, com gol de Edmar. De lá pra cá, foram seis derrotas e cinco empates.
Pré-Copa do Nordeste


Policiais são presos por roubo e estupro de jovem na zona leste de SP

Avalanche de lama deixa 160 mortos e centenas de desaparecidos no Nepal

Idoso é preso suspeito de enviar drogas pelos Correios

Cuidadora é presa suspeita de furtar joias de idosas em instituição
Coincidência ou não, os dois times entraram em campo na derradeira quinta (19), pela 3ª fase da Copa do Nordeste 2021. No Trapichão, o Galo da Pajuçara se garantiu na fase de grupos, ao vencer o Papão, por 2 a 0, após ter perdido em São Luiz, por 2 a 1. Jean Patrick no primeiro tempo, e Nicolas Careca, no segundo, anotaram os tentos.

O mesmo não se pode falar do Vitória. A equipe foi do céu ao inferno na mesma partida. Diante do seu torcedor, chegou a abrir 2 a 0 no Botafogo-PB, com Raul Prada e Fernando Neto. Contudo sofreu o empate (gols de William Machado e Welton Felipe, mutuamente) e terminou derrotado na marca da cal: 5 a 6.
Fim de jogo. O Vitória empata por 2x2 no tempo regulamentar, mas sofre revés na cobrança de pênaltis (6x5).
— ECVitória (@ECVitoria) November 19, 2021
??: @pietrocarpifc pic.twitter.com/6Cjt9S0wvJ
Cenário na Série B
Em 36 jogos, o CRB soma até o momento 15 vitórias, 12 empates e nove derrotas. Campanha que faz jus à luta da equipe pelo acesso. Entretanto, o time não vive bom momento, no geral. Basta considerar que somou apenas nove pontos dos últimos 21 disputados e perdeu ao menos duas vezes a chance de entrar e permanecer no G4.
Em termos exatos, obteve três empates consecutivos seguidos de um empate e uma vitória intercalados. Contra o Brusque, longe de Maceió, pouco fez para vencer e pagou caro no fim do jogo pela passividade: Thiago Alagoano marcou o gol da vitória dos mandantes por 1 a 0, resultado que tirou a equipe da zona de rebaixamento.

Por sua vez, o Vitória luta na parte de baixo da tabela desde o começo da competição. Tanto é que nunca conseguiu passar da 10ª posição, isto é, figurar entre os nove primeiros colocados. A campanha ruim pode ser comprovada em números: são oito vitórias, 16 empates e 12 baixas, além de 30 gols marcados e 28 sofridos.
Apesar disso, nas derradeiras partidas o Rubro-Negro vem correndo atrás do prejuízo e se agarrando aos 26% de chance de permanência. Em outras palavras, o time perdeu apenas um jogo (para o CSA, na rodada 31) nos últimos sete competidos e vem de duas conquistas sucessivas, com placares expressivos sobre equipes qualificadas. Aplicou 3 a 0 sobre o Vasco, em São Januário, e no Cruzeiro, no seu mando de campo.
O AMOR VENCE TUDO!
— ECVitória (@ECVitoria) November 15, 2021
A união do time e da torcida do início ao fim refletiu em campo, o Leão venceu por 3x0 o Cruzeiro, com gols de João Pedro e David (2x). Com esse resultado o Vitória sai momentaneamente da zona de rebaixamento.
Seguimos vivos e lutaremos até o fim. ???? pic.twitter.com/tFf0KzaMTv
CRB
Ainda em fase recuperação, após a cirurgia realizada no joelho esquerdo, o treinador Allan Aal não comandou o Galo contra o Moto Club e ainda é dúvida para o jogo desta segunda. Assim, a tendência é que o auxiliar Anderson Valinãs siga à beira do gramado. A certeza é que o o G o zagueiro Caetano estará à disposição.
Na quarta-feira (17), o defensor foi julgado pelo STJD e pegou dois jogos de suspensão pela expulsão contra o Botafogo. Já cumpriu um contra o Londrina e, a principio, ficaria de fora contra o Vitória. Porém, o atleta recebeu sinal verde do orgão e vai jogar, com efeito suspensivo, ao lado de Gum. Embora não tenha feito boas apresentações recentemente, Reginaldo Lopes deve ser mantido na lateral direita.

Além dele, Claudinei retornou contra o Brusque e começa jogando no meio de campo. Pressionado pela mídia e pela torcida, Nicolas Careca quebrou jejum de gols de mais de três meses, na Copa do Nordeste, e deve formar o trio ofensivo, juntamente com Emerson e Jajá.
Nesse sentido, a provável escalação do CRB tem: Diogo Silva; Reginaldo, Gum, Caetano e Guilherme Romão; Claudinei, Jean Patrick e Diego Torres; Emerson, Jajá e Nicolas Careca. O Galo não depende mais dele, depende de outros resultados para conquistar o acesso. Agora, é matar ou morrer.
Vitória
Se perder ou mesmo empatar em Maceió, o Rubro-Negro pode até já ser rebaixado, porque os rivais diretos (Brusque, Remo e Ponte Preta) têm vantagem na pontuação. Os jogadores e o técnico Wagner Lopes têm um grande desafio pela frente que é vencer os dois próximos jogos para cogitar a permanência, dependendo ainda de outros resultados.
Contra o Botafogo-PB, o comandante escalou o time máximo e vai repetir a dose. O meia Fernando Neto cumpriu suspensão contra o Cruzeiro e retorna a equioe. Assim, Bruno Oliveira, titular no derradeiro joga, começa no banco, mas pode entrar no segundo tempo. Em compensação, Marcinho retorna ao sistema ofensivo. Ainda diante da Raposa, o jogador sentiu um incômodo na coxa, mas agora vai jogar junto com Fabinho e David, artilheiro com seis tentos.

Apesar da situação delicada, os jogadores mantêm esperança e vão fazer sua parte. Foi o que disse o lateral esquerdo Roberto, em entrevista concedida na última terça-feira. "Sendo bem sincero, devido a tudo que aconteceu no ano, a permanência para a gente será como o título. A gente sabe o que aconteceu, tem coisa que muita gente não sabe.
Estamos focados no melhor para o Vitória. Ninguém largou a toalha. Se for para cair, vamos cair atirando, lutando. Mas o pensamento é de não cair, de fazer nossa parte. O impossível a gente deixa para papai do céu fazer". Um provável time do Vitória tem: Lucas Arcanjo; Raul Prata, Wallace, Thalisson e Roberto; João Pedro, Eduardo e Bruno Oliveira; Marcinho, Fabinho e David.
Arbitragem
Marcelo de Lima Henrique, do Rio de Janeiro, apita a partida, acompanhado dos assistentes Eduardo Gonçalves da Cruz, do Mato Grosso do Sul, e Márcia Bezerra Lopes Caetano, de Roraima. Rafael Carlos Salgueiro Lima, de Alagoas, será o quarto árbitro, Silbert Faria Sisquim, também do RJ, fica no VAR, com a observação de Emerson Luiz Sobral, de Pernambuco.
