
Na manhã desta quinta-feira (5), o ex-presidente do CSA Rafael Tenório fez uma série de acusações à atual gestão, em um vídeo de 15 minutos. Entre elas, Tenório disse que a gestão comandada pela presidente Mírian Monte estaria usando o dinheiro do CSA para financiar páginas no Instagram, feitas por torcedores do clube, para divulgar positivamente a gestão. Tenório alega, ainda, que tal ação foi feita através de propina.
Em entrevista à Gazetaweb, na tarde desta quinta (4), a presidente Mírian Monte disse que prefere não dar nenhuma resposta ao ex-mandatário do clube e falou: "Eu prefiro não replicar. Tudo o que precisamos é seguir trabalhando".
Leia também
Mírian Monte destacou apenas o esforço que vem sendo feito pela atual direção maruja para colocar o CSA de volta aos trilhos e salvar o clube. "Meu esforço tem sido hercúleo, para agregar, delegar atribuições e responsabilidades, fazer toda a diretoria se movimentar em prol de um único objetivo: salvar o CSA".
Mírian garantiu que a situação anda bem no Azulão, até o momento, ao contrário do que Rafael disse. Ela lembrou, ainda, que a diretoria conseguiu livrar o CSA da degola na Série C do Brasileiro e que segue em busca de resolver as pendências financeiras.
"Temos uma diretoria, conseguimos salvar (o CSA) do rebaixamento para a Série D e estamos tentando sanar as pendências financeiras do clube".
"Todas as pendências que ele (Tenório) falou no vídeo estarão resolvidas com o pagamento do patrocínio do Estado. E é nisso que estamos confiantes: no patrocínio do Governo do Estado. Todas as pendências estarão sanadas com este patrocínio", garantiu Mírian Monte.
"Eu sei que o dinheiro pode comprar tudo, mas não compra o amor do torcedor azulino. E essa torcida azulina vai pedir junto conosco que o Estado pague. Agora, todos nós, alagoanos, filhos da terra, precisamos fazer nossa parte no sentido de pedir que esse compromisso seja honrado, para que o CSA continue nesse processo de organização", emendou.

Sobre a acusação de Rafael, de que os funcionários azulinos não estariam fazendo as refeições no CT Gustavo Paiva, Mírian explicou que o futebol profissional marujo entrou em recesso e só voltará em novembro.
"Assim, estamos aproveitando o momento para dar férias aos funcionários e reduzir o funcionamento do CT, inclusive o refeitório. Nesses meses de setembro e outubro, o administrativo e os serviços gerais vão trabalhar apenas no período da tarde, de 13h às 18h e, portanto, já não precisarão tomar café da manhã e nem almoçar no clube. O refeitório funcionará apenas para os funcionários que precisem estar nos dois horários e para alguns atletas da base, setor que seguirá funcionando normalmente, mas de 9h às 11h e de 15h às 17h, a depender das categorias. E, nesses horários, também não há a necessidade de fornecimento de refeições".
A mandatária explicou, ainda, que a pretensão com tais medidas é reduzir a carga de trabalho da cozinha, diminuir as despesas de funcionamento desse setor, gerar economia ao clube e dar o devido descanso aos funcionários.
"Mas, o valor nutricional das refeições, o bem-estar dos funcionários sempre serão levados em conta e estaremos observando, nesse período antes da pré-temporada, se esse formato poderá ser continuado. Tudo será analisado junto aos diretores".
Lembrando que Rafael Tenório presidiu o CSA entre 2016 e 2021. Posteriormente, retornou em 2023 e renunciou ao cargo no início deste ano de 2024. Foi nessa época que ele queria que todos os membros da direção renunciassem com ele. Mas Mírian Monte, que era a sua vice, não aceitou e, assim, assumiu a presidência maruja. A partir de então, iniciaram os impasses e as intrigas entre ambos.