Maurício Ruffy fala após derrota no UFC 331 e promete voltar ainda mais forte
Alagoano reconheceu erro no fim do 1º round contra Arman Tsarukyan e agradeceu apoio dos fãs
Atual décimo colocado no ranking dos pesos-leves do UFC, o alagoano Maurício Ruffy se manifestou pela primeira vez após a derrota para o armênio Arman Tsarukyan no UFC 331. Em vídeo publicado nas redes sociais no fim da tarde dessa quarta-feira (23), o lutador de Coruripe abriu o jogo sobre o combate, reconheceu que cometeu um erro decisivo nos segundos finais do primeiro round e afirmou que pretende voltar ao octógono ainda mais preparado.
Tudo em um só lugar.
Receba as principais notícias do Gazeta Esportes no WhatsApp e fique por dentro de tudo!

Ruffy fez questão de agradecer as mensagens recebidas após a luta e destacou que está bem fisicamente. Segundo o lutador, foram muitas manifestações de apoio desde o confronto e, mesmo sem conseguir ler todas, ele afirmou ter se sentido abraçado pelos fãs.
Leia também
“Eu quero agradecer em primeiro lugar a Deus, agradecer a Deus pela minha vida, minha saúde. Eu estou em perfeita saúde, 100%, e me senti muito, muito bem, com carinho de todos vocês”, declarou.

O alagoano também explicou como foi a preparação para enfrentar Tsarukyan. De acordo com Ruffy, ele teve pouco mais de seis semanas para se preparar para o confronto e, mesmo diante do curto período, sentia-se pronto para enfrentar qualquer adversário.


Alagoas entra na estratégia de Flávio para reduzir vantagem de Lula no Nordeste

“Avalanche” de iPhones: PF apreende prédio de 12 andares lotado de mercadorias

Câmera flagra dentista entregando prótese dias antes do corpo dele ser encontrado em SP

Fogo em apartamento na Ponta Verde não deixa feridos
“Eu fui chamado um pouco mais de seis semanas, seis semanas e quatro dias, exatamente, e eu dediquei tudo de mim nesse campo. Eu me dediquei mesmo. Eu sei que aparentemente era pouco tempo, mas eu me sentia pronto para lutar contra qualquer adversário”, afirmou.
Durante o relato, Ruffy revelou que entrou no combate com uma motivação diferente. Mais do que buscar um nocaute rápido, ele queria passar por situações que ainda geravam dúvidas sobre seu próprio jogo, especialmente no grappling e na defesa de quedas.
“Pela primeira vez, eu não queria nocautear a luta no primeiro round. Eu queria vencer coisas na minha cabeça”, explicou.
Segundo o lutador, enfrentar Tsarukyan também representava uma oportunidade para testar sua preparação contra um dos principais nomes da categoria. Ruffy afirmou que queria sentir na prática como reagiria caso fosse derrubado, tivesse as costas dominadas ou precisasse lidar com uma situação de pressão contra a grade.
Na avaliação do próprio alagoano, a estratégia vinha funcionando. Ele afirmou ter sentido que estava confortável nas trocas e nas situações de grappling e chegou a acreditar que poderia encerrar o combate no segundo round.
A luta, porém, terminou de maneira abrupta. Nos segundos finais do primeiro round, Tsarukyan conseguiu levar Ruffy para a grade e, após uma sequência de ações, acertou o golpe que encerrou o confronto.

Ao analisar o momento decisivo, Ruffy não atribuiu a derrota ao acaso. O lutador assumiu a responsabilidade pelo resultado e reconheceu o mérito do adversário.
“Uma coisa importante dizer é que o erro foi totalmente meu, foi falha minha, foi um descuido meu. E o mérito dele, do Arman, ele é um excelente lutador”, afirmou.
Ruffy contou ainda que, quando percebeu que restavam poucos segundos para o fim do primeiro round, acreditou que Tsarukyan gastaria energia ao tentar a queda e que isso poderia ser utilizado a seu favor no segundo assalto. O alagoano, entretanto, admitiu que relaxou na defesa.
“Eu poderia sair da grade, mas eu não queria, eu queria usar aquele momento contra ele. E foi uma boa ideia, eu apenas me descuidei. Eu relaxei, relaxei na defesa, coisa que eu normalmente não faço. Então, eu paguei um preço por isso”, explicou.
Apesar da derrota, Ruffy afirmou enxergar o combate como parte de um processo de evolução. O lutador pediu desculpas aos torcedores pela tristeza provocada pelo resultado, mas ressaltou que pretende utilizar a experiência para continuar crescendo na carreira.

“Eu estou aprendendo. Vocês viram a evolução de cada luta, e essa luta estava muito, muito bem. Mas enfim, eu estou feliz por tudo o que aconteceu. É difícil lidar com a perda, com a derrota e tudo mais, mas nos faz crescer”, disse.
A fé também ocupou espaço importante na mensagem. Ruffy afirmou que continua encontrando força em sua relação com Jesus e citou um trecho do livro de Habacuque, utilizado também na publicação feita em suas redes sociais.
“Eu continuo me alegrando no Senhor. O Senhor é a minha alegria, a minha força, a minha fortaleza, a minha família”, declarou.
O lutador encerrou o vídeo projetando os próximos passos da carreira. Sem revelar quando será seu próximo compromisso, Ruffy garantiu que pretende retornar ao octógono e continuar buscando adversários de alto nível.
“Eu estou com muita vontade, com sangue no olho assim para voltar para lutar. Eu quero muito pisar naquele lugar de novo e dar o meu melhor”, afirmou.

Ruffy também fortaleceu que mantém o objetivo de chegar ao topo da divisão dos pesos-leves do UFC.
“Eu não sei onde eu vou estar amanhã. Eu não sei se eu vou estar com o cinturão ou não, mas eu vou buscar isso com toda a minha força. Eu vou trabalhar, vou dar o meu melhor”, declarou.
Por fim, o alagoano afirmou que não pretende escolher um caminho mais fácil para a sequência da carreira e voltou a destacar o desejo de enfrentar os principais nomes da categoria.
“Eu não quero lutar fácil. Eu quero lutar contra os melhores do mundo e eu quero mostrar que eu tenho capacidade de vencer os melhores do mundo de uma maneira muito boa”, afirmou.
Ruffy foi superado por Tsarukyan na co-luta principal do UFC 331, realizada no último sábado (19), em Los Angeles, nos Estados Unidos. O resultado interrompeu a sequência invicta do alagoano na temporada e adiou a possibilidade de uma aproximação imediata da disputa pelo cinturão dos pesos-leves. Agora, o lutador aguarda os próximos passos de sua trajetória no UFC.
