Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Luta pelo acesso: ASA começa a decidir vaga na Série C neste domingo (21), contra o Pouso Alegre, em Arapiraca

Equipes fazem primeiro jogo do mata-mata do acesso no Coaracy da Mata Fonseca, já que mineiros têm melhor campanha

É hoje, torcedor! A primeira batalha rumo à Série C de 2023 começa às 16 horas deste domingo (21). No Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, ASA e Pouso Alegre fazem o confronto de ida do mata-mata do acesso da Série D. As duas equipes fizeram campanhas muito parecidas até chegarem nas quartas. Enquanto o Gigante quer retornar para a 3ª Divisão após cinco anos, o Dragão tenta o inédito acesso.

As campanhas

Os dois clubes viveram altos e baixos até chegarem nesta fase. O ASA estava no Grupo 4, considerado por muitos o grupo da morte desta Série D. Apesar de alguns sufocos, o Alvinegro se classificou na liderança, com 25 pontos. Já no mata-mata, o clube arapiraquense conseguiu eliminar o Afogados sem sustos. Nas oitavas, passou sufoco e só tirou o Rio Branco nos pênaltis.

Leia também

No quinto e último pênalti, Didira marcou e classificou o Fantasma para o mata-mata
No quinto e último pênalti, Didira marcou e classificou o Fantasma para o mata-mata | Foto: Ailton Cruz

O Pouso Alegre teve uma jornada parecida. Integrante do Grupo 6, o Pousão foi líder, superando clubes como Bahia de Feira, Nova Venécia e Ferroviária. No mata-mata, a equipe treinada pelo experiente Paulo Roberto Santos brilhou. Na segunda fase despachou o Operário de Várzea Grande. Já nas oitavas, eliminou o tradicional Paraná Clube.

ASA

Para muitos, parecia impossível, mas o ASA superou 18 jogos e conseguiu a sonhada vaga no mata-mata do acesso da Série D. Mas, obviamente, o objetivo principal ainda não foi conquistado. Após um ano turbulento e recheado de troca de treinadores, a equipe se estabilizou e chega com moral para decidir o acesso.

O jovem técnico Jota conseguiu fazer o time jogar, especialmente com a ajuda dos mais experientes. Um dos fatores que mais ajudou na caminhada do Fantasma foi a volta de pilares que brilharam com a camisa alvinegra. Casos do atacante Júnior Viçosa, do lateral esquerdo Thallyson e do volante Jorginho.

Zagueiro Brumati é um dos retornos do Gigante para enfrentar Dragão
Zagueiro Brumati é um dos retornos do Gigante para enfrentar Dragão | Foto: Ailton Cruz

Para enfrentar o Pouso Alegre, deve ser escolhida uma postura cautelosa, já que nesta fase erros custam caro. A boa notícia é a volta da dupla de zaga titular. Cris Lucca e Brumati cumpriram suspensão contra o Rio Branco e serão titulares. Com isso, Alysson Dutra e Benne retornam para o banco de reservas.

E mais, o Gigante não tem problema com jogadores suspensos, depois de um bom tempo. O único atleta que se encontra pendurado é o atacante Diego Rosa, que deve ser reserva. A escalação deve ter mudanças mais defensivas, com Colina retornando e Didira no ataque. Por isso, o ASA deve jogar com: Renan Rinaldi; Michel Tiago, Cris Lucca, Brumati e Thallyson; Zé Wilson, Jorginho (Colina) e Roger Gaúcho; Didira, Anderson Feijão e Ermínio.

POUSO ALEGRE

Sem medo de errar, o Pousão vive o momento mais especial da sua história. Fundado em 1913, a equipe retornou ao futebol há pouco tempo e conseguiu feitos sensacionais. Foi campeão da 2ª e 3ª divisão do Campeonato Mineiro, em dois anos seguidos. Já em 2021, brilhou na elite do Estadual, rendendo a vaga para o torneio nacional, pela primeira vez em sua história.

Algo que vem ajudando muito o Pouso é a experiência do seu elenco. No banco, o técnico é Paulo Roberto Santos, que em 2016 conseguiu o acesso com o São Bento. O elenco ainda conta com o goleiro Edson Mardden (ex-CRB) e o volante Serginho (ex-CRB e Bragantino), experientes, além de jogadores que brilharam no futebol mineiro recentemente.

Equipe mineira vive uma grande fase e sonha com o acesso logo na estreia em competições nacionais
Equipe mineira vive uma grande fase e sonha com o acesso logo na estreia em competições nacionais | Foto: Chiarini Junior

Após eliminar o Paraná no caldeirão do Manduzão, o técnico pousoalegrense terá o retorno do lateral direito titular Nando, que cumpriu suspensão. Com isso, Leo Gobo deve ficar no banco de reservas. Quem briga por vaga é o atacante Marcos Nunes, que se recuperou de lesão. Contudo, não deve haver grandes mudanças no Dragão, que pode atuar com: Edson Mardden; Nando, Victor Pereira, Thuram e Foguinho; Gledson, Matheus Roldan e Neto Paraíba (Michel Paulista); Iago, Alisson (Marcos Nunes) e Ingro.

Arbitragem

Uma novidade nas quartas de final da Série D será a presença do árbitro de vídeo, para evitar polêmicas. Em Arapiraca, o VAR será Adriano de Assis Miranda (CBF/SP), com assistência de Vitor Carmona Metestaine (CBF/SP). No campo, quem apita é Douglas Marques das Flores (CBF/SP), que já em 2022 apitou alguns jogos da Série A e B do Brasileiro.

Douglas terá como assistentes Anderson José de Moraes Coelho (CBF/SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (CBF/SP). Enquanto isso, José Guilherme Almeida e Souza (CBF/SP) será o quarto árbitro e Esdras Mariano de Lima Albuquerque (CBF/AL) o quinto árbitro.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas