Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Líder da segundona, Zumbi celebra 150 anos da Lei do Ventre Livre

Clube de União dos Palmares fez questão de celebrar a data

No dia 28 de setembro de 1871, a Lei do Ventre Livre foi promulgada. A lei permitiu que os filhos de escravos fossem libertos. O Zumbi, clube da cidade de União dos Palmares, conhecida pela resistência e pela luta contra a escravidão, fez questão de relembrar a data nesta terça (28), dia em que se completam 150 anos da lei.

Confira a nota do clube:

Leia também

"Neste 28 de setembro é celebrado os 150 anos da Lei do Ventre Livre. A lei promulgada em 1871 foi o pontapé inicial para a abolição da escravidão no Brasil.

Ela dizia que a partir desta data todos os filhos de escravas seriam considerados “livres” do trabalho escravo. De acordo com o texto, os filhos de mulheres escravas estariam sob os olhares dos senhores de escravo até os 21 anos de idade, o que não geraria indenização aos senhores.

Caso a criança fosse liberta aos 8 anos, o Estado indenizaria o senhor de escravo. Além disso, a lei previa ainda uma matrícula de escravos que deveria ser feita até um ano pelo senhor, caso não houvesse este processo os escravos seriam considerados livres".

O nome do clube, inclusive, é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, personagem de luta e resistência contra a escravidão, além de ter nascido na mesma cidade do Pantera Verde.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas