
No último sábado (22), o ASA garantiu sua vaga na final do Campeonato Alagoano pela quarta vez consecutiva ao superar o CSA nos pênaltis por 3x2. No tempo regulamentar, o Fantasma foi derrotado por 1x0, o que igualou o placar agregado e levou a decisão para os penâltis.
O meia Juan Xavier, responsável por abrir as cobranças pelo ASA, celebrou a classificação e projetou a decisão contra o CRB. "Tenho certeza que serão dois grandes jogos e que vamos dar o nosso melhor para sair com esse título. Sensação ótima pelo nosso trabalho, que está sendo recompensado. Batalhamos muito para chegar até aqui e vamos com tudo para essa final", afirmou.
Leia também
Até a final do alagoano, o Alvinegro conseguiu a melhor defesa da competição, com apenas dois gols sofridos. Contudo, o ataque do time não acompanha o forte ritmo da defesa. Isso porque, mesmo criando oportunidades nos jogos, o time acaba não convertendo as oportunidades em gols.
"Eu acho que podemos converter mais nossas oportunidades criadas em gols. Em todos os jogos criamos muito e, se aproveitarmos as chances, vai ser um ponto-chave também para o título", disse Juan sobre a deficiência ofensiva da equipe.
Juan foi o primeiro jogador do ASA a bater na disputa de pênaltis. Antes disso, o meio-campista já havia feito gol no duelo contra o Atlético Goianiense, válido pela Copa do Brasil.
"Fui muito feliz nas duas cobranças, mas o treinamento diário também fez a diferença. Quase toda semana realizamos treinos específicos de pênaltis, e isso tem sido fundamental", destacou o atleta.
A Federação Alagoana de Futebol (FAF) já definiu as datas dos confrontos entre ASA e CRB, reeditando as últimas três finais, todas vencidas pelo time alvirrubro. Ambas as equipes garantiram vaga na Copa do Brasil de 2026.
Por ter a melhor campanha, o Galo terá a vantagem de decidir em casa. O jogo de ida acontecerá no dia 8 de março, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, enquanto a volta ocorrerá no dia 15 do mesmo mês, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. As duas partidas estão marcadas para às 16h.