
Aracaju foi a primeira das três capitais brasileiras a sediar as competições dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) Sub-18, disputadas entre os dias 18 e 23 deste mês, em cinco modalidades individuais. E a delegação de Alagoas retornou com 15 medalhas na bagagem.
Presidente da Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC), Irã Cândido comemorou a conquista e ressaltou o compromisso da federação com o fomento do esporte escolar e o apoio aos estudantes-atletas.
Leia também
"Estamos orgulhosos do desempenho e da determinação de nossos jovens atletas. Participar de uma competição nacional como o JEBs é uma experiência enriquecedora e valorosa para o desenvolvimento esportivo e pessoal de cada um", afirma.
Vale ressaltar que o JEBs Sub-18 é uma seletiva para a Gymnasiade, o evento multiesportivo que este ano será realizado no Oriente Médio.
Do total de 15 medalhas conquistadas, Alagoas faturou oito no wrestling, quatro no atletismo e três no karatê. As outras modalidades disputadas foram o tênis de mesa e o xadrez. Apesar dos resultados, os atletas não conseguiram classificação para o evento internacional.
A próxima etapa do JEBs Sub-18 será em Maceió, de 9 a 12 de junho. A capital alagoana vai receber estudantes-atletas de todo o País para as disputas do judô.

JEBs
Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) são a principal competição escolar do Brasil. O evento proporciona aos estudantes-atletas o desenvolvimento dos valores do esporte, intercâmbio esportivo e cultural e a chance de se tornarem atletas profissionais.
A FAEC lançou a candidatura de Maceió junto à Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e o pedido foi aceito pelo Conselho de Administração da entidade nacional e também aprovado em Assembleia Geral. Ainda haverá disputas na cidade de Palmas-TO.
Gymnasiade 2024
Os vencedores de cada modalidade esportiva garantem vaga na Gymnasiade, evento multiesportivo organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF).
No Brasil, a parceria é com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), vinculada ao Governo Federal e que conta com as ações das federações escolares dos Estados. Em 2024, a competição será realizada no Barhrein, no Oriente Médio, de 23 a 31 de outubro.
*Com Assessoria