O CRB carimbou o seu lugar na Série B de 2025. Após vencer o Santos por 2 a 0, em plena Vila Belmiro, na tarde desse domingo (17), a equipe regatiana acabou com qualquer chance de rebaixamento para Série C e agora mudou o focou para a próxima temporada.
O técnico Hélio dos Anjos, um dos principais personagens da remontada regatiana na competição, concedeu entrevista coletiva no pós-jogo e fez questão de enaltecer a entrega do elenco, mesmo contra todo o favoritismo do Peixe, que entrou em campo como campeão.
Leia também
"Tínhamos um número grande de cartões amarelos, pensei, até mesmo pensei na próxima rodada. Mas desde ontem decidi que ia manter todo mundo de cartão no time. Nós tínhamos que vivenciar esse jogo, nada é impossível. Santos é merecidamente campeão, mas não é imbatível. Mostrei que pressão é privilégio e temos que fazer o melhor que pudermos sob pressão. Sempre tive muita fé e confiança. Quando chegamos, tínhamos 89% de chance de cair. Os jogadores compreenderam tudo e o grupo me deu a resposta. Futebol não é passado, é momento. Nosso momento é sublime", pontuou Hélio.
O CRB foi a única equipe em 2024 que conseguiu derrotar o Santos fora de casa por mais de um gol de diferença. O resultado levou a equipe regatiana aos 42 pontos, em 15º lugar, distante da Ponte Preta, que foi rebaixada. E, apesar da distância para o Peixe na tabela, Hélio disse que viu uma atuação primorosa de seus comandados.
"Tudo conspirou a nosso favor, principalmente pelo comportamento que o grupo teve. Pensei que fazer uma pequena mudança tática na equipe traria resultado, porque o lado esquerdo do Santos é muito forte. Optamos pelo Marco Antônio para obstruir o jogo do lateral-esquerdo. Conseguimos isso e conseguimos ficar com a bola. Única coisa que eu falei foi que a necessidade tem que trazer coragem. Optamos a mostrar para o grupo para não deixar tudo para última partida", disse.
Hélio revelou como foram os bastidores após a vitória em Santos. O vestiário regatiano foi tomado por emoção.
"O vestiário foi emocionante. O choro foi intenso. Você ver um jogador de 33 anos como o Saimon chorando, o Falcão, um garoto, chorando, nosso goleiro. A carga emocional era muito grande. Eu estou feliz porque o grupo está feliz."
HÉLIO FICA?
O treinador foi questionado sobre a possibilidade de ficar ou não no CRB para 2025. Apesar de ainda ter contrato até o fim da próxima temporada, Hélio voltou a frisar que quer continuar em Maceió.
"Eu enxergo 2025 com algumas mudanças mais radicais. A necessidade do clube é de mudanças contundentes no elenco, até mesmo pela projeção que o elenco tem. Estou muito feliz de estar trabalhando no CRB. Peço a Deus que continue em Maceió. Esse ano tenho que agradecer muito, ser campeão do Paraense, Copa Verde, e ainda fazer a manutenção do CRB. A idade nos dá experiência muito grande", revelou.
JOGO COM OPERÁRIO
Hélio dos Anjos ainda terá uma última partida pelo Galo em 2024, que acontece no próximo final de semana, no Rei Pelé, contra o Operário.
No entanto, as duas equipes já não disputam nada na tabela, e o treinador mostrou-se aberto com a possibilidade de poupar alguns atletas, além de utilizar a base.
"Uma semana antes das férias, esse grupo já está um pouco relaxado. Vamos retornar quarta-feira. Perdi 3 jogadores por cartão amarelo. Eu vou ver os meninos que estão disputando o Sub-23, vamos ter um grupo forte. Eu espero que nossa torcida compareça independente da escalação. Mas vou deixar para decidir isso depois da quarta-feira."