O futebol nordestino está em um claro crescimento nos últimos anos. A respeito disso, na noite dessa terça-feira (3), o Fortaleza entrou para a história da região, conquistando um feito que, até então, só o CSA havia conseguido: alcançar uma final de um campeonato continental.
O time cearense eliminou o Corinthians nas semifinais da Copa Sul-Americana, após empatar, por 1 a 1, na partida de ida, e vencer a volta, por 2 a 0, dentro de casa. Com isso, o Leão iguala o feito do Azulão 24 anos após o time alagoano disputar a grande final da Copa Conmebol, em 1999.
Leia também
Assim, Fortaleza e CSA, até então, são os únicos clubes do Nordeste a jogarem uma final de torneio internacional. Na época, o time marujo enfrentou o Talleres, da Argentina. Já o Tricolor espera o vencedor de Liga de Quito e Defensa y Justicia.

Curiosamente, há um trabalho nos bastidores para que a antiga Copa Conmebol seja considerada a percursora e com o mesmo peso da Copa Sul-Americana. Sendo assim, caso isso se confirme, o CSA seria declarado vice-campeão da Copa Sul-Americana, pois haveria uma espécie de unificação das competições.
A campanha do CSA na Copa Conmebol
O ano era 1999 e o CSA viu a vaga na Copa Conmebol cair em seu colo. Após ser 4º colocado na Copa do Nordeste do mesmo ano, o Azulão viu Vitória, Sport e Bahia abrirem mão da vaga. Assim, o time alagoano juntou-se a Paraná Clube, São Raimundo-AM e Vila Nova, como representantes do Brasil.
Na época, a Copa Conmebol era disputada por 14 clubes, que se enfrentavam em mata-mata. Na primeira fase, o CSA enfrentou o Vila Nova. A primeira partida foi em Maceió, com vitória azulina, por 2 a 0 (gols de Missinho e Mazinho). Na volta, 2 a 0 para o Vila, mas o Azulão venceu nos pênaltis por 4 a 3.

Nas quartas de final, veio o primeiro adversário continental: o Estudiantes de Mérida, da Venezuela. Em Mérida, empate por 0 a 0, mas em Maceió o CSA venceu novamente: 3 a 1, gols de Mimi e Márcio Pereira (duas vezes).
Na semifinal, um novo duelo contra brasileiros. O Azulão pegou o São Raimundo e perdeu em Manaus por 1 a 0. Novamente Maceió fez a diferença e o CSA venceu por 2 a 1, gols de Fábio Magrão e Jivago. Nos pênaltis, mais uma vez, deu Alagoas: 5 a 4. Na final, porém, chegou o pesadelo azulino: o Talleres de Córdoba.
Em Maceió, o Azulão teve sua melhor atuação, vencendo por 4 a 2, com hat-trick de Missinho e um gol de Fábio Magrão. Mas, no Estádio Mário Kempes, o CSA não suportou a pressão e perdeu por 3 a 0.

A campanha do Fortaleza na Copa Sul-Americana
A trilha do Fortaleza nesta Sul-Americana teve algumas semelhanças com a do CSA. Começando pelo fato de enfrentar dois brasileiros no mata-mata, além ter tido o encontro com o Estudiantes de Mérida na fase de grupos.
O Leão chegou na Sula após ser eliminado pelo Cerro Porteño na 3ª fase da Libertadores. Assim, precisou jogar a fase de grupos, mas não foi problema, já que fez 15 pontos em um grupo com San Lorenzo, Estudiantes de Mérida e Palestino.
No mata-mata, despachou o Libertad, o América Mineiro e o Corinthians. São nove vitórias, dois empates e uma derrota do time cearense.