Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

FAF lança o Campeonato Alagoano 2024 e mantém fórmula de disputa

Ao lado de representantes de 12 clubes alagoanos, Federação Alagoana de Futebol divulga nova Copa Alagoas

Na manhã desta quinta-feira (23), na Casa da Aposentadoria, em Penedo, a Federação Alagoana de Futebol (FAF) realizou o Conselho Arbitral do Campeonato Alagoano e da Copa Alagoas 2024. No evento, que contou a presença de representantes de 12 clubes alagoanos, foram definidas as fórmulas e datas dos campeonatos da próxima temporada.

O Estadual tem início previsto para o dia 20 de janeiro e encerramento para o dia 6 de abril. Já a Copa Alagoas começa um pouco mais tarde, no dia 31 de janeiro, com a final programada para o dia 31 de março.

Leia também

A tabela dos campeonatos ainda não foi divulgada, mas isso deverá acontecer nas próximas semanas. Porém, o presidente Felipe Feijó confirmou que pretende que todos os anos a abertura do campeonato tenha o campeão da 1ª Divisão e o da 2ª se enfrentando no jogo de estreia. Assim, no dia 20, o único jogo confirmado é Penedense x CRB, em Penedo.

Palco foi montado em Penedo
Palco foi montado em Penedo | Foto: Henrique Pereira

Representando a FAF na mesa principal, estiveram o presidente Felipe Feijó, o vice-presidente Júnior Beltrão, o secretário-geral Charles Hebert, além do diretor de competições Luciano Sampaio e o diretor de registros da FAF Carlos Guido.

Os times foram representados por: Ivens Leão (ASA), José Barbosa (CSE), Marlon Araújo (CSA), Nathanael Falcão (Cruzeiro), Marcos Lima Verde (CRB), Aerton Reis (Penedense), José Luis (Desportivo Aliança), Geraldão (Murici), Franciney Joaquim (Coruripe), Wilque Sousa (CEO), Cícero Santana (Dimensão Saúde) e Djair Lucena (Zumbi).

Palco foi montado em Penedo
Palco foi montado em Penedo | Foto: Henrique Pereira

O principal tema da manhã foi a definição de como será o Campeonato Alagoano de 2024. Com o número de oito participantes mantido, os clubes, em união com a federação, decidiram pela manutenção da fórmula dos últimos dois anos.

Os oito times se enfrentam na primeira fase em turno único, todos contra todos. Os quatro melhores avançam para a semifinal, que terá cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º). A partir das semis, os jogos são em ida e volta.

O campeão garante vaga na Copa do Brasil e Copa do Nordeste do ano seguinte. O vice também está na Copa do Brasil, enquanto o terceiro disputa a última vaga na Copa contra o campeão da Copa Alagoas. O melhor colocado no Estadual, com exceção de CRB e CSA, garante um lugar na Série D do ano seguinte.

Os oito times do Campeonato Alagoano 2024
Os oito times do Campeonato Alagoano 2024 | Foto: Henrique Pereira

"Agradeço a todos pela presença, a cidade pela receptividade. O nosso objetivo principal é aproximar o futebol de todo o estado. Acabar com o negócio que futebol é feito para a capital. Já foi esse tempo, futebol é de todo mundo", disse Feijó.

Copa Alagoas

Após a crise que se deu na Copa Alagoas desta temporada, a FAF decidiu alterar o formato do torneio, diminuindo o número de clubes, de 14 para 12. Na nova composição, o formato da Copa ficou da seguinte forma:

Participarão do torneio os oito times da elite, além dos quatro melhores colocados da 2ª Divisão desta temporada. O torneio seguirá parâmetros semelhantes a este ano. Os 12 clubes foram divididos em dois grupos de seis e os grupos se enfrentam em jogos de ida. Avançam para o mata-mata os dois primeiros de cada grupo.

Grupos da Copa Alagoas 2024
Grupos da Copa Alagoas 2024 | Foto: Henrique Pereira

A partir das semifinais, os duelos são definidos em ida e volta. Tanto na semi, quanto na decisão, não há vantagem dos dois empates para o time de melhor campanha. O campeão segue garantindo vaga para a Série D do ano seguinte e para a Seletiva da Copa do Brasil, contra o 3º colocado do Campeonato Alagoano. A final está programada para 31 de março.

Grupo A: CRB, Coruripe, CSE, Cruzeiro, Penedense e Dimensão Saúde

Grupo B: ASA, Murici, CSA, Desportivo Aliança, Zumbi e CEO.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas