FAF e dirigentes de clubes se reúnem, nesta terça (1°), no Conselho Arbitral que definirá o Alagoano e a Copa AL de 2023

Todos os presidentes e/ou representantes devidamente credenciados por suas equipes da 1ª e da 2ª divisões do Estadual poderão comparecer à reunião

O pontapé inicial da temporada de 2023 do futebol alagoano será dado nesta terça-feira (1º de novembro), quando será realizada a reunião do Conselho Arbitral do Campeonato Alagoano Série A e da Copa Alagoas do próximo ano. O evento, confirmado pela Federação Alagoana de Futebol (FAF), acontecerá no Salão do Five Sports, localizado no Maceió Shopping, no bairro da Mangabeiras.

Todos os presidentes e/ou representantes devidamente credenciados por seus clubes poderão comparecer à reunião. Mas só poderão participar deste Conselho Arbitral os clubes que disputaram o Campeonato Alagoano Série A e B (1ª e 2ª divisões) neste ano (2022). Da Série B alagoana porque assuntos da Copa Alagoas também serão discutidos no encontro.

Desta forma, as equipes participantes são: ASA, CRB, CSA, Murici, CSE, Cruzeiro, Desportivo Aliança e Jaciobá, esses da Série A. Já os da Segundona estadual são: Zumbi, Coruripe, Penedense, FF Nova Cruz, CEO, Miguelense e Dínamo. A primeira chamada está marcada para as 10 horas, ou 30 minutos após, deliberando com qualquer número de presentes.

Na ocasião, os dirigentes dos clubes vão definir a data de início do Campeonato Alagoano de 2023, ou seja, haverá o lançamento oficial do Estadual. Também serão discutidos alguns pontos para a elaboração da tabela da competição. E algumas novidades devem ser apresentadas neste encontro.

Clássico das Multidões: será definida a questão do mando de campo - Foto: Ailton Cruz / Gazeta de Alagoas

O Conselho também vai decidir as questões dos clássicos envolvendo CSA, CRB e ASA. Como a competição provavelmente ocorrerá em turno único, só haverá a realização de três clássicos (CSA x CRB, ASA x CSA e CRB x ASA). Por conta disso, será definida a questão dos mandantes, já que cada clube será mandante em um clássico e visitante no outro. Por exemplo: caso CSA x CRB seja com mando do Azulão, os marujos farão o clássico com o Fantasma em Arapiraca, enquanto CRB x ASA seria em Maceió.

Vale lembrar que o CRB é o atual campeão alagoano. Conquistou o título de 2022, após uma final movimentada com o ASA. O Galo venceu o primeiro jogo por 2 a 1, no Estádio Rei Pelé, em Maceió; na volta, no Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, bateu de novo os alvinegros por 2 a 0. Assim levantou o seu 32º troféu do Campeonato Alagoano.

A única novidade entre os clubes participantes da 1ª Divisão é a presença do Coruripe. O Hulk, atual campeão da Segundona, assume a vaga deixada pelo Jaciobá, que foi rebaixado no início do ano. Assim, o formato de disputa deve seguir o mesmo. Também é possível que haja uma mudança na fórmula de disputa da Copa Alagoas. Em 2022, 14 equipes participaram, porém, ano que vem, 15 equipes estão disponíveis para jogarem o torneio.

Na semana passada, dirigentes da FAF, incluindo o presidente, Felipe Feijó, se reuniram com representantes dos clubes, em uma prévia do Arbitral. O encontro serviu para que houvesse um primeiro contato com as agremiações, bem como para levantar possíveis assuntos para o Conselho Arbitral desta terça-feira (1°).