Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

FAF divulga diretrizes técnicas para o Campeonato Alagoano

Documento trata de vários itens, para disciplinar a operação dos jogos, enquanto perdurarem as restrições por causa da pandemia

O Campeonato Alagoano 2021 bate à porta. Terá início no próximo sábado (20) e, pensando nisso, a Federação Alagoana de Futebol (FAF) divulgou nessa quarta-feira (17) as diretrizes técnicas que trata de vários itens a fim de disciplinar a operação dos jogos do Estadual, enquanto perdurarem as restrições decorrentes da pandemia da Covid-19.

O documento – ato normativo da FAF, assinado pelo presidente da entidade, Felipe Feijó – integra o Regulamento do Campeonato Alagoano, levando em conta a situação atípica por causa da pandemia, o que exige a implementação de uma rotina de procedimentos que serão observados nos dias de jogos, seguindo as recomendações sanitárias e determinações legais do Poder Público e especialistas da área de saúde, referentes às exigências técnicas e procedimentos mínimos que serão implementados para a operação dos jogos, permitindo, assim, a realização da competição.

Leia também

O Estadual, em princípio, terá um total de 44 partidas, podendo chegar a 46, sendo 36 da 1ª fase, e entre oito e dez das fases finais. Todas serão realizadas conforme determinação do Poder Público, sem a presença de público, como aconteceu em 2020, distribuídos ao longo de 13 a 15 datas.

Em relação aos estádios onde serão realizados os jogos, deverão “passar por procedimentos de desinfecção e higienização prévias, de acordo com orientação das autoridades sanitárias, de forma prévia à realização dos jogos”, diz a FAF no documento. E mais: “Em hipótese alguma será permitida a aglomeração de público no entorno e pontos de acesso aos estádios”.

Além disso, deverá haver apenas um acesso às dependências dos estádios, com exceção das praças esportivas, que pela estrutura ou melhor distribuição dos envolvidos na logística, necessitem da implementação de dois acessos, em que se projeta um total de 150 pessoas envolvidas em todos os segmentos, nos jogos de maior porte e na fase final.


				
					FAF divulga diretrizes técnicas para o Campeonato Alagoano
Pandemia do novo coronavírus deixará o campeonato diferente este ano. Jailson Colácio/Ascom Murici

Também fica determinado que em todos os acessos haverá a instalação de pontos de comando, sob gestão do Departamento Médico da FAF, para que todos os envolvidos sejam submetidos ao controle de temperatura corporal, cuja liberação fica condicionada ao limite verificado de 37,5°C.

Quanto aos vestiários, deverão ser desinfectados de forma adequada, sem o uso de produtos tóxicos e/ou que deixem odor no ambiente. Já o acesso aos vestiários só poderá ocorrer após serem observados os procedimentos de controle dispostos anteriormente, sendo indispensável o uso máscaras de proteção por todos.

O documento da FAF exige também a testagem periódica de atletas e treinador dos clubes participantes, cujo cronograma de coletas será divulgado previamente, com envio de listas limitadas a até 33 atletas e o treinador, para que sejam submetidos ao teste de detecção da Covid-19 por laboratório conveniado com a FAF, sendo a inclusão em pré-escala em cada jogo sujeita ao resultado negativo dos respectivo testes.

Sobre a atuação da arbitragem em campo, sempre que possível, o árbitro deverá manter o distanciamento em relação aos atletas. E o quarto árbitro deverá usar os devidos equipamentos de proteção durante o jogo, em especial a máscara, havendo álcool 70% disponível para a higienização junto ao local de apoio.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas