Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

FAF debate futuro do futebol de AL com imprensa e dirigentes de clubes

Evento nesta quinta-feira teve a participação de representantes dos clubes alagoanos das divisões profissionais e amadoras

Durante o Fórum do Futebol Alagoano realizado nesta quinta-feira (19), promovido pela Federação Alagoana de Futebol (FAF), o presidente da entidade, Felipe Feijó, apresentou algumas sugestões para as competições do ano que vem. O evento aconteceu no Auditório do Estádio Rei Pelé, com o propósito de discutir justamente o calendário do futebol alagoano.

Também foram abordados temas relevantes relacionados ao futebol amador no Estado. Participaram da reunião, o vice da FAF, Júnior Beltrão, o dirigente Luciano Sampaio e representantes dos clubes profissionais - das primeiras e segundas divisões -, assim como das categorias amadoras, a exemplo de: Djair Lucena (Zumbi), Clarissa Japiassu (CRB), Marcelo de Jesus (CSA), Jorge Gonzaga (Guarany), Bebé (CEO), Aerton Reis (Penedense), Melk Duque (Miguelense), Jorge Siri (Dínamo), assim como representantes do Sindicato dos Atletas.

Leia também

"Não vamos tomar decisões hoje, não é uma assembleia nem Conselho Arbitral. Estamos montando o planejamento dos próximos anos e queríamos ouvir a opinião de vocês. O ambiente é aberto à fala, queremos escutar todos vocês", iniciou o presidente da FAF, Felipe Feijó.

Foi discutido o calendário profissional e, em seguida, o das categorias de base. Ele mostrou alguns cenários e disse que quem tivesse alguma ideia poderia expor para ser discutida. Mostrou também um panorama do que acontece no futebol de outros estados.


				
					FAF debate futuro do futebol de AL com imprensa e dirigentes de clubes
FAF e dirigentes de clubes, durante o Fórum do Futebol Alagoano. Ailton Cruz

Felipe Feijó revelou que pretende enxugar as competições, por exemplo, como a Copa Alagoas. Fazer mudanças, jogando com nove datas, diminuindo de 16 para 12 equipes. Deixando oito clubes da 1ª divisão do ano anterior e os quatro finalistas da segunda divisão do ano anterior.

Ele destacou, ainda, que os jogos são custeados pela FAF e precisa enxugar as competições, para diminuir, enxugar as despesas. Com 12 clubes em grupos de 6, um grupo contra o outro e final com jogo único. "O campeão tem vaga na Série D e disputa a vaga na Copa BR com o 3º colocado do Estadual", disse Feijó.

"Com relação à Segunda Divisão do Alagoano, o número de equipes a ser definido, no formato ida e volta, se classificando quatro e subindo um clube", disse o dirigente. Sobre esta competição, o mandatário da FAF falou, ainda, que pela primeira vez gerou lucro: 50 mil reais. E lembrou que a Federação não cobra percentual da renda dos jogos para clubes da 2ª divisão.

Contudo, diversos membros de clubes da Segundinha opinaram, como os mandatários de Zumbi e Guarany, que se mostraram favoráveis a um aumento no número de acessos, de um para dois.

Também foi sugerida a realização da Copa Alagoas e Alagoano do profissional, Sub-20 e Sub-17 e, segundo Feijó, a FAF vai tentar fazer de tudo para encaixar uma competição Sub-13 no calendário do ano que vem, pelo menos uma Copa Estadual.


				
					FAF debate futuro do futebol de AL com imprensa e dirigentes de clubes
Presidente da FAF, Felipe Feijó esteve debatendo com os clubes. Ailton Cruz

Na oportunidade dada aos representantes dos clubes, o presidente do Guarany, Jorginho Gonzaga, sugeriu a primeira divisão formada por oito clubes com possibilidade de uma nona cota para os clubes da segunda divisão, com a justificativa em valorizar os clubes da Série B estadual a terem mais visibilidade e estrutura. "Essa cota seria justamente para os clubes da segunda divisão", disse.

O CRB foi representado por Cristina Japiassu, das categorias de base. Ela parabenizou a FAF pelo evento e expôs sua opinião contrária em se fazer as competições de base em paralelo com as do profissional. "Vejo um empecilho no profissional em fazer em paralelo é quanto aos estádios, pois temos muitas dificuldades em relação a isso", justificou.

Pelo CSA, o representante foi Marcelo de Jesus, supervisor de logística, que também parabenizou a FAF pelo debate, segundo ele, "construtivo". "Vejo uma grande ideia, os campeonatos serem em paralelo, mas essa discussão entra no fórum de planejamento de cada clube porque cada clube sabe o seu planejamento financeiro, como vai disputar a competição e de onde vêm os recursos", disse. Quanto à base, ele falou que já foi dado um grande passo em relação às competições amadoras e que hoje a FAF tem campeonatos de alto nível.

Com o propósito de garantir uma participação abrangente e democrática no debate sobre o esporte em Alagoas, o evento foi transmitido ao vivo no canal oficial da FAF no YouTube, permitindo que os torcedores e demais interessados participassem ativamente, com sugestões e ideias que visam ao fortalecimento das ações relacionadas ao futebol alagoano.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas