
O início do ano letivo é o momento ideal para que as escolas reforcem seu compromisso com a inclusão no esporte escolar. Diante disso, a Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) incentiva tal iniciativa, uma vez que, garantir que todos os estudantes tenham a oportunidade de participar das atividades esportivas, independentemente de suas condições físicas, motoras ou cognitivas, é essencial para um ambiente educacional mais acessível.
O esporte tem o poder de transformar vidas, promover inclusão e fortalecer valores como respeito, cooperação e superação. No ambiente escolar, ele vai além da competição: é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Leia também
Em uma iniciativa pioneira, a FAEC promoveu em 2024 o FAEC Experience, evento que trouxe o esporte para o centro da sociedade, literalmente. Entre as atividades, uma aula de judô foi realizada em um shopping na capital alagoana, permitindo que todos que passavam pelo local pudessem ver, na prática, que a inclusão através do esporte não é apenas possível, mas essencial.

Segundo o presidente da FAEC, Irã Cândido, a inclusão no desporto escolar deve ser uma prioridade. “O esporte tem que ser para todos. Quando criamos oportunidades e derrubamos barreiras, estamos construindo um ambiente mais justo e acessível para os estudantes, proporcionando não apenas a prática esportiva, mas também o senso de pertencimento e valorização de cada um”, disse.
Ele reforça que a inclusão no esporte escolar permite que crianças e adolescentes, independentemente de suas condições físicas, intelectuais ou sociais, participem das atividades esportivas. "Adaptar modalidades, oferecer treinamentos acessíveis e incentivar a participação de todos são formas de garantir que ninguém fique de fora", acrescentou.