Derrota no confronto direto diminui chances de acesso do CSA para 15%

Revés no confronto direto com o Goiás deixa Azulão em sinal de alerta na briga pela Série A

A derrota por 3 a 1 contra o Goiás na última sexta (15) deixou algumas sequelas no CSA. Oficialmente brigando pelo acesso, o clube foi ultrapassado por Vasco e Guarani e agora tem suas chances de acesso diminuídas. Segundo o site Infobola, o time começou a 30ª rodada com 25% de chance e terminou com 15%.

Com 45 pontos, o Azulão poderia ter terminado a última rodada na 5ª posição, em caso de vitória, que obviamente não aconteceu. A rodada foi tão pesada que a distância para o G-4 aumentou de três para cinco pontos. Ou seja, pelo menos até a rodada 31, o time não pode chegar ao grupo dos quatro melhores.

Entretanto, tem quem ainda veja a rodada com um olhar otimista. O site calcula os 10 primeiros com chances de acesso - sendo o menor deles o Sampaio, com 1% -, e, na última rodada, apenas três clubes da parte de cima da tabela conseguiram três pontos. Esses foram Goiás, Vasco e Náutico, sendo que o Timbu, ainda se encontra atrás do CSA.

Para retomar uma porcentagem melhor, o clube enfrenta no final de semana o Operário, este que briga contra o Z-4. Na 31ª rodada, apenas um confronto direto acontece, que é no próximo domingo (24), entre Náutico e Vasco. O duelo é importante pois caso o time marujo tropece, provavelmente ficará mais distante do G-4, ou será ultrapassado por mais um time.

Vasco da Gama é um dos principais adversários do CSA na briga pela Série A - Foto: Ailton Cruz

O placar contra o time goiano foi recebido com peso, pois o CSA fazia boas partidas contra as equipes que brigam pelo acesso. Em duelos com os seis primeiros colocados (excluindo o Goiás), eram sete jogos, duas vitórias, três empates e duas derrotas, um total de nove pontos conquistados em confrontos diretos.

Por sua vez, o vencedor do confronto, o Goiás, saltou de 50% de chance para 68%, um acréscimo de 18 pontos percentuais, principalmente por ter vencido um 'jogo de seis pontos'. O maior decréscimo da rodada foi do Avaí, que com a derrota para o Confiança foi de 74%, para 63% de chance.

Em motivo de comparação, segundo a Universidade Federal de Minas Gerais, o clube alagoano tem chances melhores de acesso, chegando a 16,1%.

Mozart terá a semana inteira para tentar retomar o caminho das vitórias, já que só entra em campo no sábado (23), no Estádio Rei Pelé, contra o Operário Ferroviário. Antes de seu jogo, o Azulão terá a pequena vantagem de entrar em campo já sabendo os resultados de CRB, Goiás, Coritiba, Botafogo, Guarani e Avaí, que entram em campo durante a semana.