Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

De olho na Série A, CRB e CSA fazem clássico na disputa pelo G-4

Partida será neste sábado (2), no Rei Pelé, pela 28ª rodada da Série B, e terá a presença da torcida do Galo

É dia de Clássico das Multidões! Neste sábado (2), às 18h30, no Estádio Rei Pelé, CRB e CSA se encontram pela sexta vez na temporada, mas agora com um ingrediente a mais: a luta por uma vaga na Série A de 2022. O embate é de extrema importância para as duas equipes. Com mais 27 pontos em disputa, uma vitória hoje pode valer o sonhado acesso. O encontro será válido pela 28ª rodada. Para este clássico, somente a torcida do CRB, mandante da partida, poderá marcar presença.

Os rivais se encontraram outras cinco vezes em 2021, por três competições diferentes: Série B, Alagoano e Copa do Nordeste. Cada lado tem uma vitória, com outros três empates. Porém, um dos empates teve gostinho de vitória. Na final do Estadual, o CSA levou a melhor nos pênaltis e ficou com o troféu. A vitória regatiana foi pela Série B, por 1 a 0, na 9ª rodada. Já o triunfo azulino foi pela primeira fase do Alagoano.

Leia também

A última terça (28) começou com apreensão para o torcedor regatiano. Durante a tarde, viu o Avaí bater o Londrina e tirar, momentaneamente, o Galo do G-4. Uma vitória em Recife, contra o Náutico, virou fundamental, principalmente após tropeços dentro de casa. Pablo Dyego matou a responsabilidade no peito e, antes criticado, virou herói, ao marcar dois gols, na Arena Pernambuco, e encaminhar o placar de 3 a 1 contra o Timbu, garantindo ao CRB a terceira colocação na tabela, com 47 pontos conquistados. A distância para o Goiás, quinto colocado, é de dois pontos. Qualquer vacilo pode ser fatal.

Igualmente emocionante foi a quarta-feira (29) para os azulinos. Para continuar na briga pelo acesso, era vencer ou vencer para o CSA. E a partida contra a Ponte Preta começou da pior maneira possível. Logo aos 14 minutos, a Macaca abriu o placar com um golaço. Com contornos de sofrimento, o Azulão se jogou ao ataque e empatou ainda no primeiro tempo. Em um segundo tempo muito movimentado, o gol da virada veio aos 51 minutos, em pênalti convertido por Gabriel. Com a vitória, permaneceu em 7º lugar, com 41 pontos e cinco atrás do Avaí, primeiro time do G-4.

Torcida e PM

Este será o primeiro Clássico das Multidões do ano com a presença da torcida. Mas, por conta do decreto estadual, somente a torcida regatiana, mandante da partida, poderá se fazer presente para empurrar a equipe, com lotação máxima de 3 mil pessoas. Para entrar no Trapichão, o torcedor deve apresentar o cartão de vacinação com o ciclo vacinal completo ou um teste PCR negativo.

Sobre a questão da segurança dos torcedores e demais envolvidos neste clássico, mais de 170 policiais militares trabalharão na partida, dentro e fora do estádio.

CRB

Depois de alguns tropeços dentro de casa, o torcedor regatiano ficou preocupado com a situação da equipe na briga pelo acesso. Mas o CRB se impôs fora, venceu o Náutico por 3 a 1, na Arena Pernambuco, e se tornou o melhor visitante da Série B.

A vitória fez o CRB alcançar um bom patamar na competição. Após os três pontos, o site Infobola calculou que o Galo, agora, chegou aos 64% de chances de chegar à Primeira Divisão do Brasileiro de 2022. Matemáticos calculam que o número mágico para alcançar o acesso é de 64 pontos, porém, nos últimos anos, este número vem variando entre 60 e 62 pontos para o 4º colocado. Portanto, o Galo precisa de mais 17 pontos para alcançar os 64 pontos, tendo mais 30 em disputa. Seria um aproveitamento de 56,6%. Até este momento, em toda a Série B, o CRB tem 58% de aproveitamento.

Pablo Dyego se tornou herói ao garantir a vitória do Galo sobre o Náutico
Pablo Dyego se tornou herói ao garantir a vitória do Galo sobre o Náutico | Foto: Francisco Cedrim/Ascom CRB

Criticado quando atuou de "falso 9" contra o Brasil-RS e o Avaí, Pablo Dyego virou herói ao marcar duas vezes contra o Timbu e garantir os três pontos. A diferença foi que Allan Aal o escalou em sua posição preferida, como um ponta. O treinador elogiou o jogador, após a partida.

“O Pablo é um atleta que merece muito o que ocorreu hoje com ele: uma partida tão consistente, de fazer gols. É um cara que se entrega demais, não se tem essa leitura de quem tá fora, taticamente. É um atleta que tem essa versatilidade, um cara que, além de tudo, tem um caráter extraordinário”, disse.

Torcida do CRB voltará a acompanhar um Clássico das Multidões da bancada
Torcida do CRB voltará a acompanhar um Clássico das Multidões da bancada | Foto: Francisco Cedrim

Para enfrentar o maior rival, Aal terá o time praticamente completo à disposição. O único desfalque é o zagueiro Diego Ivo, que se recupera de lesão. Suspenso contra o Náutico, Marthã volta ao time e Claudinei vai para o banco. Regularizado, o novo reforço Roberto Rosa fica no banco.

O provável CRB é: Diogo Silva, Reginaldo, Caetano, Gum, Guilherme Romão; Marthã, Jean Patrick, Diego Torres; Jajá, Pablo Dyego e Nicolas Careca.

CSA

O Azulão vem de uma fase inacreditável: são quatro vitórias seguidas na competição e uma derrota, mostrando que não está morto, nem muito menos apagado ou na sombra do maior rival. Os principais pilares desta fase azulina são o atacante Iury Castilho e o versátil meia Gabriel, capitão do time. Castilho marcou quatro gols em quatro jogos, se igualando em números de gols ao artilheiro regatiano Diego Torres. O momento é bem propício para um jogão de bola entre os maiores de Alagoas.

Em entrevista coletiva, Castilho teceu confiança aos torcedores. Segundo ele, a briga para a artilharia do campeonato permanece viva e, quando perguntado sobre a expectativa de marcar gols no clássico, o atacante de 26 anos disse que até pediu a “receita para fazer gols em clássicos” ao companheiro de time Bruno Mota e disse ainda que vai aproveitar a falta de Dellatorre (suspenso por cartão amarelo na partida contra a Ponte Preta) para crescer em campo.

Iury Castilho foi personagem fundamental nas últimas vitórias azulinas
Iury Castilho foi personagem fundamental nas últimas vitórias azulinas | Foto: Ailton Cruz

Ainda na coletiva, Iury disse: “O torcedor tem que se empolgar mesmo, fechar com a gente mesmo, a gente tá focado, sabe qual o nosso objetivo, mas nós, jogadores, temos que meter o pezinho no chão e jogo é jogo. Sábado temos um jogo muito difícil, um clássico, né?”. E adicionou: “Clássico é um campeonato à parte”. Logo em seguida, ele finalizou, dizendo: “A gente tem que trabalhar para sábado conseguir um resultado positivo e, assim, a gente vai entrar definitivamente com os dois pés para a briga”.

Quando falamos de números, a situação é mais complicada para o Azulão do que para o Galo da Praia. Os ventos estão a favor do time vermelho e branco, já que dentro do G4 a maior necessidade é brigar pela permanência; quanto ao Azulão, precisa da vitória para conquistar somente a possibilidade do acesso.

O técnico Mozart tem algumas baixas importantes para este Clássico das Multidões. Os atacantes Dellatorre e Reinaldo estão suspensos por cartão amarelo, jogadores que podem fazer falta, já que o jogo vai ser decisivo e o cansaço será bem visível.

Uma possível escalação do CSA que o técnico Mozart pode adotar é: Thiago Rodrigues; Éverton Silva, Lucão, Matheus Felipe e Ernandes; Geovane, Yuri e Gabriel; Iury Castilho, Marco Túlio e Bruno Mota.

ARBITRAGEM

O árbitro gaúcho Anderson Daronco (Fifa) comandará as ações neste clássico. Rafael da Silva Alves (Fifa-RS) e Michael Stanislau (CBF-RS) serão os assistentes. O alagoano José Ricardo Laranjeira (CBF) será o quarto árbitro. No VAR, Daniel Nobre Bins (CBF-RS) será o árbitro principal, auxiliado por Anderson da Silveira Farias (CBF-RS).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas