De olho na liderança, CSA e Náutico jogam pela Copa do Nordeste neste domingo (20)

A bola rola às 16h, em Maceió. Ambos ocupam o 2º lugar de seus grupos, com oito pontos

CSA e Náutico jogam neste domingo (20), às 16h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, em partida válida pela 6ª rodada da Copa do Nordeste 2022. Ambos ocupam o segundo lugar de seus grupos, com oito pontos. O Azulão está na Chave A e o Alvirrubro na Chave B. Segundo o site OGol, este será o 23º duelo entre os times nordestinos na história.

Cenário

Em cinco jogos, o CSA soma duas vitórias, dois empates, uma derrota e quatro gols de saldo, o que corresponde a 53,3% de aproveitamento. Na última rodada, o Azulão empatou por 1 a 1 com o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Lucas Barcelos abriu o placar para o time alagoano, mas Hugo Rodallega deixou tudo igual na etapa final, marcada por lances perigosos para os dois times.

CSA abre o placar no primeiro tempo com gol de Lucas Barcelos - Foto: Morgana Oliveira/ASCOM CSA

Por sua vez, o Timbu tem o mesmo rendimento do adversário. A única diferença é que possui três gols como gordura e venceu no derradeiro compromisso. Na terça (15), no Estádio dos Aflitos, em Pernambuco, recebeu o Atlético-BA e venceu, por 3 a 0, com tranquilidade, sob o olhar do novo treinador, Filipe Conceição. Jean Carlos, no primeiro tempo, além de Leandro Carvalho e Robinho, na etapa final, marcaram os tentos.

Atletas do Náutico comemoram gol em vitória do Timbu sobre o Atlético-BA, pela 4ª rodada do Nordestão 2022 - Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

CSA

Contra o Tricolor de Aço, o treinador Mozart Santos admitiu a queda de rendimento da equipe no segundo tempo e assumiu a responsabilidade por isso. Além de ter aberto o placar, o Azulão atuou quase toda a etapa final com um homem a mais. Ainda assim, sofreu um gol, que o impediu de assumir a ponta da tabela do Grupo A.

“No segundo tempo, nós voltamos melhor, na minha opinião, tanto é que, no lance da expulsão, o Rodrigo poderia feito 2 a 0 e aí nós continuamos bem. Daí, eu tentei fazer alguns ajustes, a questão tática, infelizmente, não deu certo. Nós concedemos alguns espaços e, enfim, a responsabilidade é minha”, concluiu.

Mozart reconheceu que a mudança tática no CSA, no 2º tempo, contra o Bahia, não funcionou - Foto: Reprodução/CSA TV

Um dos pontos positivos do time azul e branco contra o Bahia foram as três importantes defesas de Marcelo Carné, no primeiro tempo. Assim, o arqueiro deve ser titular novamente no novo duelo. Além dele, o meia William, que sofreu um entorse no joelho, no primeiro clássico alagoano contra o CRB, também poderá atuar, pois está na fase final da recuperação.

Na quinta (17), a diretoria azulina anunciou a contratação do lateral Igor, ex-Ceará e Coritiba. O atleta ainda será regularizado no BID da CBF e fica de fora da partida. Logo, Diego Renan e Lucas Marques são as principais opções. Um provável CSA para este domingo tem: Marcelo Carné; Diego Renan, Wellington, Werley e Ernandes; Geovane, Luiz Henrique e Gabriel; Lucas Barcelos, Marco Túlio e Rodrigo Rodrigues.

Meia William deve ficar à disposição de Mozart contra o Náutico, neste domingo (20) - Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas

Náutico

O principal desfalque do Timbu ainda será o técnico Felipe Conceição. O profissional foi contratado essa semana pelo clube, mas recebeu punição do STJD de quatro jogos e 90 dias, por conta de expulsão em jogo do Campeonato Catarinense, ainda quando treinava a Chapecoense. À vista disso, o Náutico segue tentando diminuir a sanção.

Na derradeira vitória contra o Atlético-BA, pelo Nordestão, o comandante, de 42 anos, assistiu ao jogo da arquibancada e conseguiu passar algumas orientações à equipe, por meio do técnico Dudu Capixaba. Na quinta (17), a equipe venceu o Vera Cruz, por 2 a 1, pela 4ª rodada do Campeonato Pernambucano. O auxiliar Marcelo Rocha esteve à beira do gramado, orientando o elenco totalmente alternativo.

Felipe Conceição, técnico do Náutico, no Estádio dos Aflitos. Treinador anda não estreou oficialmente pelo Timbu - Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Agora, fará o mesmo novamente pela Copa do Nordeste. E a expectativa é alta para complicar a vida do CSA, ou seja, de obter a segunda vitória sucessiva. Autor de um dos tentos sobre o Atlético-BA, o meia experiente Jean Carlos ganhou protagonismo e é titular absoluto do Timbu no setor de criação.

Ao abrir o placar em Pernambuco, o camisa 10 chegou ao seu 30º gol com a camisa alvirrubra, no dia do seu aniversário de 30 anos. Jean foi revelado pelo Palmeiras e marcou o primeiro gol aos 21 anos, pelo São Bernardo. Além dele, os atacantes Kieza e Leandro Carvalho também são nomes de peso no Náutico nesta temporada.

Aos 30 anos, Jean Carlos, meia do Náutico, é uma das principais peças do Timbu em 2022 - Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Um provável time do Náutico para este domingo, pensado pelo interino, tem: Lucas Perri; Thássio (Hereda), João Paulo, Camutanga (João Silveira) e Júnior Tavares; Djavan, Rhaldney e Jean Carlos (Eduardo); Ewandro, Kieza (Robinho) e Leandro Carvalho.

Arbitragem

O trio de arbitragem é da Federação do Rio Grande do Norte. Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro apita a partida, juntamente com os assistentes Flavio Gomes Barroca e João Henrique Queiroz da Silva. Já o quarto árbitro será Helder Brasileiro de Aquino, de Alagoas.